terça-feira, 20 de março de 2012

A COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA AO REDOR DO MUNDO



Foto: Ronaldo Kotscho

Jogar ovo de Páscoa em outra pessoa é uma forma diferente de celebrar essa data cristã. Pode até parecer uma heresia para nós brasileiros, mas é assim que o renascimento de Cristo é comemorado na Bulgária. Dizem que se o ovo não quebrar ao ser jogado, significa sorte para a pessoa. Na Bolívia a Sexta-feira Santa é dia de fazer festas extravagantes. No norte da Alemanha, domingo é tempo de “fogos de Páscoa”. Mas, há também as comemorações com procissões e guloseimas como a tradicional Colomba Pascal e os ovos de chocolate na Itália, assim como no Brasil.

Veja como são essas festas cheias de significado e simbolismos religiosos que brindam essa data com diferentes tradições ao redor do mundo.
Páscoa na Alemanha

Na Alemanha são muito populares os coelhos e os ovos de Páscoa. Em diferentes partes do país, as crianças procuram os ovos de chocolate que o coelho esconde. Quando possível a busca é feita ao ar livre, no jardim por exemplo.

No norte (Schleswig-Holstein, Hamburgo e Baixa Saxônia) a noite do Domingo de Páscoa tem “fogos da Páscoa”. Esta tradição vem dos germanos, que celebravam o final do inverno com fogo e acreditavam que pular por acima das chamas trazia boa sorte.
Páscoa na Bolívia

Os bolivianos têm uma visão da Sexta-feira Santa com base na significação cristã. Durante a Páscoa são realizadas festas extravagantes. Os bolivianos acreditam que, quando Jesus morreu, ninguém mais poderia julgar. Dessa forma, esse dia é comemorado com muitas celebrações festivas. Apesar das festas, os bolivianos relacionam a Semana Santa com a fé cristã, fazem peregrinações, via sacra e missas nas ruas.

Páscoa em Madri

Na Semana Santa as imagens, que durante todo o ano ficam guardadas nas basílicas e igrejas, são enfeitadas com círios, flores e mantos bordados para sair em procissão por lugares representativos como o Passeio do Prado, a rua Alcalá e a Praça Maior. Ao longo do percurso vão acompanhadas de dezenas de nazarenos e levadas por costeiros das distintas irmandades. Entre as procissões mais importantes celebradas no Domingo de Ramos e na Quarta-feira Santa, destaca-se o passo do Cristo da Fé e do perdão, e ainda o do Pai Nosso Jesus da Saúde, respectivamente. A primeira sai da Basílica Pontifícia de São Miguel e a segunda é organizada pela Irmandade Nosso Padre da Saúde e Maria Santíssima das Angustias – conhecidas como os Ciganos – e percorre as ruas Aledañas ao Passeio do Prado e a Praça de Netuno. Por outro lado, as procissões que se oficializam durante o Tríduo Pascal têm mais reconhecimento e adeptos, já que comemoram a morte de Cristo. Há também a procissão do silêncio, pelo ambiente especial que se cria durante a madrugada da Sexta-feira Santa, quando uma grande comitiva de fiéis católicos vestidos com túnicas e capirote (chapéu de forma cônica) caminham majestosos pelas ruas de Madri, onde o único barulho da noite é o som dos passos dos nazarenos.

Páscoa na Bulgária

Na Bulgária os ovos de Páscoa não são escondidos, eles são lançados contra a parede da Igreja ou contra familiares. Diz a lenda que se um ovo jogado em outro membro da mesma família não se quebrar significa sorte durante o ano todo. Outro costume é que a mulher mais velha pinte o rosto das crianças novas com as cores dos ovos. O primeiro ovo sempre é vermelho, já que representa o sangue de Jesus

Páscoa na Alemanha

Na Alemanha são muito populares os coelhos e os ovos de Páscoa. Em diferentes partes do país, as crianças procuram os ovos de chocolate que o coelho esconde. Quando possível a busca é feita ao ar livre, no jardim por exemplo.

No norte (Schleswig-Holstein, Hamburgo e Baixa Saxônia) a noite do Domingo de Páscoa tem “fogos da Páscoa”. Esta tradição vem dos germanos, que celebravam o final do inverno com fogo e acreditavam que pular por acima das chamas trazia boa sorte.

Páscoa em Barcelona

Em Barcelona os dias festivos são a Sexta-feira Santa e a segunda-feira de Páscoa. Sexta-feira Santa recebe espetáculos e procissões. Uma delas é a de Nossa Senhora das Angustias que começa seu percurso na Igreja de São Jaume às 18h30 e continua pelo Bairro Gótico até voltar à Igreja às 23 horas. A outra é a procissão de Nosso Padre Jesus do Grande Poder e Maria Santíssima da Esperança Macarena que começa na Igreja de São Agustí, no Bairro do Raval, e percorre também varias ruas do Bairro Gótico. Alem de todo o ritual religioso, é imprescindível provar a deliciosa Mona de Páscoa, um bolo muito doce geralmente decorado com uma figura de chocolate.

Páscoa na Itália

Os italianos, assim como os espanhóis, celebram a Semana Santa com procissões por todo país. As lojas e as docerias vendem ovos de chocolate envolvidos em papeis brilhantes e coloridos. Dentro do ovo uma surpresa, um brinquedo que cada criança recebe. No domingo e na Segunda-feira de Páscoa a tradição é comer “La Colomba Pasquale” (colomba pascal) um doce similar ao panetone. Este doce com amêndoas costuma ter forma de pomba e simboliza a paz. No sul do país existe a versão salgada da colomba, feita com ovos e espinafre. Na Sexta-feira Santa saem as procissões com a cruz que desfila em silêncio através das ruas de diferentes cidades. O domingo de Páscoa, dia da ressurreição, milhares de pessoas se reúnem na Praça de São Pedro para receber a benção Papal.

Páscoa na Grécia

Na Grécia, a Páscoa é a celebração mais importante do ano. No país inteiro acontecem procissões com tochas, fogos de artifício e todo tipo de celebrações. Entre as procissões, as da Metrópole de Atenas, de Corfú, de Kifissia e de Mikonos são as mais importantes. Na Grécia, tanto nas ilhas como na Grécia continental, os habitantes decoram suas casas e pintam ovos da cor vermelha. Nas celebrações, além de tocar os sinos e acender os círios que iluminam a cidade, no Sábado Santo, no dia de Páscoa os visitantes também têm a oportunidade de participar nas tradições locais.

Só é preciso é saber a frase em grego: "Chrisrtos Anesti", que pode ser acompanhada do jogo que consiste em bater no ovo contra o teu adversário, com a finalidade de quebrar e conservar o seu intacto.

Fonte: Brandpress e www.hotel.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário