segunda-feira, 12 de março de 2012

Copa ganhará reforço de 80 mil profissionais qualificados



Programa do MTur terá 32 cursos e será lançado até o final de março

O Ministério do Turismo lançará, até o final de março, o ‘Pronatec Copa’ - um programa gratuito de qualificação, voltado para os profissionais da linha de frente do receptivo turístico. A iniciativa faz parte das ações preparatórias para a Copa do Mundo de 2014. Serão 80 mil vagas, direcionadas para 32 atividades ligadas ao turismo nas 12 cidades-sede da Copa e entorno, e outros 12 destinos indutores. Além da qualificação, os profissionais poderão, ainda, participar de cursos de inglês e espanhol.
Para se inscrever, o profissional fornecerá seu CPF e o CNPJ da empresa na qual trabalha. E a empresa deverá estar incluída no cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur, o Cadastur. As matrículas serão realizadas por meio do site do ministério. Um sistema 0800 também será disponibilizado para que os alunos tirem suas dúvidas em relação à inscrição.

Os cursos serão presenciais, de aproximadamente 160 horas/aula, e cerca de quatro meses de duração. Ao final, os alunos receberão certificados, e as empresas, o selo de ‘Anfitrião Campeão’ - atestando que participou da preparação para receber os turistas com mais qualidade.
“O Pronatec é o programa oficial de qualificação do Governo Federal. A ação de capacitação, desenvolvida com eficiência e experiência pelo Ministério da Educação, está sendo levada para o turismo nacional”, comemorou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “Outras 160 mil vagas serão abertas pelo programa em 2013 e 2014”, complementou.
Os cursos são uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério da Educação. O Sistema S e os institutos federais, que possuem experiência na área de qualificação, serão os executores das aulas. A estratégia do MTur é aproveitar programas e ações setoriais já existentes, desenvolvidas com eficiência por essas instituições.
CONHEÇA OS 32 CURSOS OFERECIDOS
Pré-requisito: ensino fundamental incompleto
- Auxiliar de cozinha; auxiliar de garçom; auxiliar de confeitaria; atendente de lanchonete; camareira; chapista; churrasqueiro; condutor de visitantes; copeiro; garçom básico; cozinheiro industrial; masseiro; mensageiro; monitor ambiental; monitor de recreação; padeiro; padeiro; confeiteiro; pizzaiolo; recepcionista; recepcionista de eventos; salgadeiro; sushiman.
Pré-requisito: ensino fundamental completo
- Agente de informações turísticas; mestre de cerimônias.
Pré-requisito: ensino médio incompleto
- Auxiliar de serviços de hospedagem; auxiliar de agenciamento de viagens; recepcionista em meios de hospedagem.
Pré-requisito: ensino médio completo
- Bartender; condutor de turismo de aventura; organizador de eventos; sommelier; agente de viagens.
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário