sexta-feira, 2 de março de 2012

Coletânea registra as experiências-piloto na formação de professores que atuam em educação no campo




Os resultados obtidos na implantação do curso de Licenciatura em Educação no Campo em quatro universidades federais brasileiras – Minas Gerais, Brasília, Bahia e Sergipe – podem ser agora compartilhados no livro 'Licenciaturas em Educação no Campo: Registros e reflexões a partir das experiências-piloto', organizado pelas pesquisadoras Mônica Castagna Molina e Laís Mourão Sá. A obra, publicada pela Autêntica Editora, reúne artigos sobre as experiências de capacitação de educadores para atuação na realidade da escola rural e integra a 'Coleção Caminhos da Educação no Campo', que tem como objetivos divulgar e socializar resultados de pesquisas, relato de práticas, modelos didáticos e ensaios em torno de temas relevantes no contexto da construção de um projeto para a Educação do Campo.

O projeto Licenciatura em Educação no Campo – materializado no Programa de Apoio às Licenciaturas em Educação no Campo e vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação – tem como foco a formação de professores que atuam na área rural, para que esses possam, por meio do aprendizado, promover maior interesse e participação dos alunos nos estudos, inseridos nas realidades de suas próprias regiões. A partir desse ideal de formação, as experiências-piloto dividem os componentes curriculares em áreas do conhecimento e de processos educativos comunitários, embasando ainda mais intenção de garantir um vinculo em relação à comunidade e sua história de lutas políticas agrárias.
Para estruturar os resultados já obtidos, a obra é divida em três partes. No primeiro conjunto, as experiências das universidades, desde a idealização até a realização, são organizadas em quatro artigos individuais. A segunda parte conta com reflexões sobre as divisões das áreas do conhecimento e os desafios nas propostas de novos currículos. A terceira e última parte é formada por mais nove textos que discutem a questão política que envolve o tema a partir da alternância, ou seja, a intercalação do tempo entre escola e comunidade.

O livro, além de deixar claro à importância da formação de docentes que atuam nos grupos específicos de alunos do campo, também comprova que o projeto, mesmo estando em andamento, já apresenta resultados positivos para as comunidades.

Sobre as organizadoras – Lais Maria Borges de Mourão Sá é pós-doutora em Ciências Sociais e Meio Ambiente pela Universidade de Campinas. Atua como pesquisadora na área de Educação, Ciência e Sociedade, com ênfase em educação do campo e desenvolvimento rural, educação e processos de gestão ambiental, paradigma da complexidade e ecologia humana. Mônica Castagna Molina possui doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Atualmente é diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Apoio à Reforma Agrária.

Título: Licenciaturas em Educação no Campo: Registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG;UnB; UFBA e UFS)
Organizadoras: Mônica Castagna Molina e Laís Mourão Sá
Número de páginas: 376
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-85-7526-581-9
Coleção: Caminhos da Educação no Campo
Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Fonte: Brandpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário