quinta-feira, 1 de março de 2012

Manchas de verão devem ter atenção redobrada

Falta de cuidados com manchas solares podem evoluir até mesmo para um câncer de pele

Com o final do verão e também da passagem do carnaval, o que sobra são as marcas do exagero e muitas vezes do descuido ao sol e calor. Além das queimaduras comuns à exposição ao sol sem proteção, manchas também podem aparecer e marcar o rosto, principalmente das mulheres nesta época do ano. “Essas manchas são denominadas melanoses solares e melasma. A melanose tem um formato arredondado, bem delimitado e acastanhado e costuma aparecer nas mãos, braços e rosto. Já o melasma tem contorno irregular e costuma ser bilateral. É comum que apareça nas maçãs do rosto, na testa ou acima do lábio”, afirma a dermatologista, Juliana Gumieiro.

Essas 'manchas de verão' são provocadas por fatores genéticos associados à uma exposição solar intensa. Por isso, quem tem pré-disposição genética deve ter cuidado e prevenir. “Deve-se evitar a exposição direta ao sol, principalmente das 10h às 16h, além de usar filtro solar intenso, retocando-o a cada duas horas", orienta a médica.

E se a mancha de verão já apareceu deve-se suspender a exposição ao sol, redobrar a utilização de protetor solar e procurar um dermatologista. "Os tratamentos dependem de cada pessoa, sendo a intensidade medida caso a caso. Os tratamentos mais comuns são clareadores, cremes despigmentastes, associados à procedimentos como peelings e lasers", conta.

O descuido pode ser grave

Neste ano, a estimativa do Inca – Instituto Nacional do Câncer é que cerca de 62.680 pessoas tenham câncer de pele não melanoma. “Nossa recomendação de uso constante do protetor solar é para evitar que essas estimativas aumentem. O câncer não melanoma é o que está diretamente ligado à exposição excessiva ao sol. Por isso, ao primeiro sinal de surgimento de manchas, feridas ou sinais novos na pele, ou a mudança nas características desses, deve-se procurar um dermatologista para diagnóstico correto, evitando possíveis evoluções do câncer, pois diagnosticado na fase inicial seu tratamento é mais eficiente”, completa.

Fonte:Brandpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário