segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

COMO CONSTRUIR UM JARDIM VERTICAL EM CASA


Como construir, cuidar e escolher as espécies certas para um lindo jardim =ertical

É possível ter um lindo jardim em paredes de áreas externas, varandas ou quintais, mesmo sem aparente espaço para isso.

Criados para diminuir a falta das áreas verdes em grandes centros urbanos, os painéis vegetais, ou jardins verticais, cumprem bem o papel de ocupar qualquer espaço vertical com lindas flores e criar um ambiente muito agradável e diferente.

Eles podem ser feitos em diversos ambientes, desde paredes de áreas externas, sendo =m varandas ou quintais, em áreas internas, como dentro das casas ou até mesmo em ambientes comerciais. “É possível fazer em qualquer lugar, desde que se tome cuidado com o tipo de planta a ser utilizado, isso porque existem espécies de sol ou sombra.”, indica a paisagista Daniela Sedo.

Para ambientes com bastante claridade o ideal são espécies como as Bromélias, flor Peixinho, Véu-de-noiva e o Brinco-de-princesa, todas plantas de sol. Para ambientes fechados, que têm pouca incidência de sol, o ideal é utilizar espécies de sombra como a Samambaia, Renda-portuguesa, Avenca e chifre-de-veado.

“Uma forma simples de montar um painel verde é utilizando vasos de terracota específicos para pendurar na parede, que possuem um de seus lados retos.”, explica Daniela. Os vasos de terracota, que possuem 15 cm de diâmetro e 20 cm de altura, são feitos em argila cozida no forno, eles devem ser impermeabilizados por dentro, e pintados por fora, dando um charme todo especial para os jardins verticais.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a impermeabilização da parede na qual será construído o painel, já que ela deve estar preparada para a umidade vinda da rega das plantas. “É importante tomar esse cuidado para não danificar a estrutura da casa, e ter problemas com a umidade posteriormente. Vale fazer um trabalho de impermeabilização no local antes da construção do painel”, alerta a paisagista.

Ótima opção de vegetação e que favorece muito a beleza do painel é a utilização da mini costela de adão, uma espécie que deixa o painel tropical. Lembrando que além da função de aproximar as pessoas de uma linda vegetação, os painéis verticais também exercem a função de cobrir imperfeições de muros, criando um aspecto diferente ao ambiente, e uma decoração inovadora.

Além de toda a beleza presente, esse tipo de transformação também atrai pássaros que auxiliam na polinizam das flores dos jardins verticais, deixando todo o painel com um aspecto diferente e com plantas distintas.

Para modificar qualquer área não é necessário muito trabalho e sim dedicação. Os jardins verticais podem trazer um ar todo diferente para qualquer ambiente, basta escolher o local, tomar os cuidados necessários e escolher as espécies adequadas. “Sempre é possível criar, nem que seja em uma pequena área, um lindo jardim”, finaliza Daniela Sedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário