quarta-feira, 7 de março de 2012

Como proteger a pele dos raios solares através da alimentação


As férias acabaram, mas o verão continua até meados de março. Por isso, algumas dicas ainda são válidas para aproveitar de maneira correta estes últimos dias de muito sol. A pele, o maior órgão do corpo humano, merece cuidados especiais, principalmente quando se trata da exposição ao sol. Entre suas diversas funções estão: contato, transpiração, estímulo sexual, exsudação, termorregulação, nutrição e proteção.

Nestes períodos de exposição solar, mesmo nos horários mais convenientes e com o uso de protetores, uma alimentação saudável pode ser grande aliada. Segundo Wilhelm Stahl e Helmut Sies no artigo “Carotenoids and Protection against Solar UV Radiation” (1), se alimentar com alimentos funcionais pode auxiliar a fotoproteção da pele, melhorando sua cor, textura e brilho.

A sugestão é que haja uma alimentação rica em carotenóide, que é uma das substâncias mais importantes. No artigo “Carotenoids and Flavonoids Contribute to Nutritional Protection Against Skindamage from Sunlight” (2), publicado na Revista Biotechnol, Wilhelm Stahl confirma que os carotenóides contribuem para a nutrição e proteção do dano da pele sob a luz solar.

O carotenóide é um excelente antioxidante natural que pode combater os radicais livres de oxigênio, que são um dos mais danosos à pele. Os radicais livres podem atacar o DNA, o material genético das células e provocar mutações, principalmente o câncer.

Há cerca de 600 carotenóides na natureza. Os mais comuns são o betacaroteno ou o licopeno, excelentes fotoprotetotes que diminuem as radiações de ultravioleta e as lesões das mesmas sobre a pele. Para Cerqueira e Medeiros (3), concentrações altas de licopeno e betacaroteno alteram a permeabilidade da membrana da célula às toxinas, ao oxigênio e aos metabólitos locais.

Dentre os alimentos ricos em carotenóides, estão: cenoura, laranja, caju, damasco, melão orange, melancia, batata doce, pimentão vermelho e amarelo, abóbora, pequi, dendê, tomate, salsinha, pupunha, abricó, buriti, gema e alga marinha.

É importante lembrar que frutas amarelas contêm até quatro vezes mais betacarotenos que os vegetais folhosos como espinafre, couve, agrião e brócolis.

Referências
1. Stahl, W.; Sies, H. Carotenoids and Protection against Solar UV Radiation. Skin Pharmacology Appl Skin Physiol, v.15, p.291-296, 2002.
2. Stahl, W.; Sies, H. Carotenoids and Flavonoids Contribute to Nutritional Protection Against Skindamage from Sunlight. Mol. Biotechnol, v.37, p.26-30, 2007.
3. Cerqueira, F. M.; Medeiros, M. H. G.; Augusto, O. Antioxidantes Dietéticos: controvérsias e perspectivas. Quím. Nova, v.30, n2, 2007.

Sobre a Dra. Sylvana Braga

* Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

Fonte: Brandpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário