terça-feira, 18 de outubro de 2011

OBESIDADE INFANTIL DEVE SER TRATADA COM MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA

childhood-obesity.jpg



A sociedade moderna enfrenta um problema muito grave, que vem crescendo rapidamente, a obesidade infantil. O estilo de vida das crianças se modificou bastante fazendo com que muitas delas tenham uma vida sedentária e repleta de alimentos engordativos, por exemplo, hambúrgueres e refrigerantes. Isso contribui muito para que a criança engorde e tenha problemas de saúde que até então eram apenas conhecidos na vida adulta. Além disso, esses jovens podem desencadear doenças psicológicas, como a depressão, por causa de atitudes preconceituosas, principalmente por parte dos colegas de escola.

Para a psicóloga Cláudia Nogueira, que trata a obesidade infantil no Spa Sorocaba, o apoio da família é essencial para que a criança consiga emagrecer e se livre dos traumas causados pelas zombarias. “É importante que a família acolha a criança a tratando com respeito, carinho e sem nenhum tipo de preconceito ou comparações. É necessário ser informada que a obesidade é uma doença que deve ser tratada por uma equipe especializada e multidisciplinar”, diz Cláudia.

A obesidade pode desenvolver transtornos alimentares na adolescência, como compulsão alimentar, bulimia e anorexia nervosa. Também pode causar alterações cardiovasculares, diabetes, problemas na pele e até alterar o crescimento.

Este é um problema da sociedade moderna e segundo dados do Ministério da Saúde já atinge 10% das crianças brasileiras. A nutricionista Karen Amorim Porcelli afirma que quando a criança faz o tratamento adequado e consegue emagrecer ela deve continuar a ter hábitos saudáveis para não voltar a engordar, “o paciente deve manter em seu dia-a-dia os conceitos de educação alimentar que aprendeu, como o consumo de uma dieta equilibrada com calorias e nutrientes equilibrados, que proporcionem um crescimento e desenvolvimento saudável, e a prática de atividades físicas”.

“Estar em um Spa para fazer o tratamento é uma excelente oportunidade, principalmente pelo fato de as crianças terem contato social com outras que enfrentam o mesmo problema. É uma forma de incentivá-los a manter um estilo de vida saudável. Entretanto, ainda são poucos os spas que aceitam crianças e possui programas e profissionais especializados neste público”, afirma Dr. Manoel Carlos Beldi Castanho, cardiologista e responsável técnico do Spa Sorocaba.

O educador físico do Spa Sorocaba, Rodolpho Teixeira Súnica, informa que a prática de exercícios físicos é tão importante para a saúde física quanto para a mental, tendo a capacidade de ajudar a emagrecer e a superar os empecilhos psicológicos que a criança possa ter desenvolvido, “a criança deve praticar atividades físicas nas quais ela sinta prazer, como exercícios aquáticos e aulas envolvendo diversas tarefas a serem cumpridas por um determinado tempo e se puder ser exercida com o direcionamento de um profissional também é uma ótima opção” reforça Rodolpho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário