sábado, 22 de outubro de 2011

DVD QUE DÁ DICAS PARA CULTIVAR UMA HORTA DE TEMPEROS EM APARTAMENTOS

Dedo Verde Urbano’ lança DVD que dá as dicas para cultivar uma horta de temperos em apartamentos



Dedo Verde UrbanoDedo Verde UrbanoDivulgação

Com técnicas simples e linguagem didática, vídeo incentiva o primeiro passo dos moradores dos centros urbanos em busca de uma vida mais verde.

A ecologia urbana é o grande desafio deste século, pois cerca de 80% da população brasileira vive nas grandes cidades, onde o meio ambiente está cada vez mais negligenciado. Com a intenção de reestabelecer a integração entre os habitantes e a natureza nasce o projeto ‘Dedo Verde Urbano’.

Formatada para estimular a cultura ambiental, a primeira fase da iniciativa terá o lançamento de um DVD que ensina o passo a passo de todas as etapas do cultivo de uma horta de temperos em apartamentos.

A intenção é sensibilizar o cidadão comum, que acredita que para viver nos grandes centros é necessário divorciar-se da natureza e não enxerga no cotidiano o prejuízo que suas atitudes trazem para si próprio. “Mostramos para esse cidadão desacreditado que mesmo em áreas pequenas, em um apartamento, por exemplo, é possível ter uma pequena horta de temperos. Mas que é preciso ter dedicação e técnica para obter sucesso”, explica Hélio Lemos, idealizador do Projeto Dedo Verde Urbano.

Para participar basta ter boa vontade para aplicar as técnicas ensinadas no vídeo e desenvolvidas pela equipe de consultores: Marcelo Noronha, engenheiro agrônomo, especialista em hortas urbanas; Silvia Jeha, nutricionista e herborista, e Sabrina Jeha, geógrafa e herborista, criadoras do Sabor da Fazenda, viveiro de mudas e plantas. O resultado, além da parceria com a natureza e a contribuição para uma cidade mais harmonizada, está no prazer de poder tirar, na hora e direto do pé, os temperos para incrementar as receitas caseiras.

Ambicioso, o objetivo final do projeto multimídia é promover, em longo prazo, a alfabetização ecológica da população. Segundo Lemos, a crise urbana é cada vez mais intensa e só poderá ser enfrentada com sucesso dentro de uma concepção que vise a integração da cidade ao ambiente natural e não o divórcio.

“Sabemos reconhecer a marca de todos os carros que estão estacionados na nossa rua, mas não sabemos nomear a árvore que temos na porta do nosso prédio e que nos dá sombra o ano inteiro”, afirma Lemos, que também atua como produtor, roteirista e diretor do projeto que visa humanizar as capitais do País.

Para um futuro próximo, estão propostas ações complementares para esverdear as grandes cidades brasileiras, como: o “Censo Vegetal”, que convidará cada um dos habitantes a mapear as áreas verdes próximas de suas residências para levantar a situação da cobertura verde das 10 maiores cidades do País, ação em conjunto com o Portal www.dedoverdeurbano.com.br; o desenvolvimento de um site, um blog e conteúdo para redes sociais em sintonia com os ideais do projeto; e a produção de uma série de TV sobre pessoas que desenvolveram o Dedo Verde Urbano e como suas ações transformam, não só suas vidas, mas o ambiente ao redor.

“O contato com o verde, com a natureza amplia a sua percepção da vida”, afirma Lemos, ressaltando que através do ato de cuidar de um simples vaso de planta, o ser humano pode redescobrir sua essência. “Acredito que o projeto Dedo Verde Urbano será um importante agente catalisador na transformação de nossas grandes cidades em locais melhores para se viver”, conclui Lemos.

O DVD do projeto ‘Dedo Verde Urbano’ será comercializado na internet (site e loja no Facebook), em casas especializadas em produtos naturais, livrarias e bancas de jornais.

Para o lançamento haverá um coquetel para a imprensa, ao ar livre, no Sabor da Fazenda, viveiro de mudas e plantas, na capital Paulista no dia 05/11/2011, das 10h ás 14h.



Fonte: brandpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário