terça-feira, 18 de outubro de 2011

EM RECIFE (PE) SEMANA DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Entre as ações, palestras, brincadeiras, preparo de refeições, teatro de fantoches e visitas a cozinhas industriais

Por Marcos da Silva

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), promove, a partir desta terça-feira (18), a Semana Municipal de Alimentação Saudável. São diversas atividades de esclarecimentos sobre uma alimentação de qualidade nutricional para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. A Semana é uma iniciativa que integra o projeto “Ação Saudável; Melhoria da Qualidade de Vida das Crianças e suas Comunidades”, que tem o objetivo de trabalhar ludicamente com os estudantes da rede a importância de uma alimentação balanceada e nutritiva.

Entre as atividades para a Semana estão palestras, brincadeiras, preparo de refeições, teatro de fantoches, que acontecerão nas próprias unidades educacionais, e visitas às cozinhas industriais das empresas fornecedoras de merenda escolar. A Semana vai mobilizar alunos com idade entre 9 e 12 anos, que cursam o 4º e 5º anos do 2º ciclo.

Participam da ação nutricionistas da Diretoria de Alimentação Escolar (Dial), nutricionistas das duas empresas que fornecem a merenda às escolas municipais da Cidade e profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, por intermédio do NAPI (Núcleo de Atenção às Práticas Integrativas), vinculado ao Programa de Saúde da Família”, ressalta a diretora de Alimentação Escolar, Terezinha Pimentel.

Ao todo, 30 escolas municipais de todas as Regiões Político-administrativas (RPAs) do Recife estão integradas diretamente às ações da Semana Municipal de Alimentação Saudável. Nesta terça-feira, a partir das 14h, uma das escolas que vão receber o projeto é a Municipal Professor Simões Barbosa, na avenida Dois Rios (Ibura). Segundo a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, uma boa alimentação, além de garantir a saúde das crianças, promove bons índices de aprendizagem.

A Prefeitura está sempre preocupada com a alimentação dos estudantes, pois a carência de vitaminas e nutrientes pode provocar uma baixa nos índices de aprendizagem. Não se pode separar saúde de educação, por isso estamos sempre investindo nessas ações para garantir aos nossos estudantes uma qualidade de vida cada vez melhor”, defende Ivone.

Hortas nas escolas – A Prefeitura está implantando hortas nas escolas municipais. A ação inicia com uma avaliação prévia nutricional e dos hábitos alimentares dos estudantes da unidade. Em seguida, os educadores passam por uma formação, que trabalha não só com a questão da alimentação, mas também com a questão ambiental.

Enquanto a equipe da Prefeitura prepara o terreno para a criação da horta e promove palestras nas escolas com nutricionistas e biólogos da Diretoria de Alimentação (Dial), a parceira Inmed (International Medical Services for Health), fornece o material educativo, como cartazes e folderes que explicam os cuidados a serem tomados pelos “horteiros-mirins”, como lavar as mãos corretamente para evitar verminoses, por exemplo. Os alunos recebem formação de horteiros-mirins e utilizam o que colhem na horta na própria alimentação.

Já a Fundação Kraft Foods, patrocinadora do projeto, fornece o kit horta, composto por carroça de mão, enxada, enxadeco, ciscador, mangueira, regador, barbantes, estacas de madeira para sustentação, entre outros, além das sementes de alface, cenoura, pepino, cebolinha, coentro, salsa, tomate, pimentão, etc. Também são fornecidos esterco, terra de jardim e extrato de húmus.

Atualmente, quatro escolas já têm suas hortas dando os seus frutos: E. M. Cecília Meirelles, Novo Pina, Alto da Guabiraba e Diná de Oliveira. A meta da Prefeitura do Recife é implantar 30 hortas até o final de 2011, e 197 até agosto de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário