sábado, 29 de outubro de 2011

VERSOS E IMAGENS DA NATUREZA CONVIDAM A CRIANÇA A DESCOBRIR POR ONDE ANDA A POESIA


A poesia que brota do chão como um alecrim dourado, ou que está presente no encanto dos animais, no encontro com o outro, nas canções, no barulho dos grilos e na beleza da natureza. São essas imagens que constituem a matéria de 'Poesia na varanda', lançamento da Autêntica Editora. Nessa obra, a escritora Sonia Junqueira fala da paixão pela poesia, presente não somente nas palavras e rimas, mas também nos pequenos gestos e nas coisas simples e belas do cotidiano. Com ilustrações de Flávio Fargas, que compõem um imaginário de sonhos, o texto passeia pelos diversos momentos em que a poesia brilhou, sorriu, cresceu: num banho de chuva, numa tarde no quintal ou numa noite de luar.

A autora resgatou fragmentos de sua infância – casas onde morou, cantigas de roda, vivências, emoções como a alegria e a tristeza – para tentar descobrir em que lugar habita a poesia, de onde ela surge, onde se esconde. Sem encontrar uma resposta, percebe no entanto que a poesia pode morar em todos os lugares, até mesmo em uma varanda...

O diálogo perfeito entre os versos curtos, com métrica e rima, e as imagens que compõem esta obra de prazerosa leitura seduz a criança leitora, convida-a para um universo de delicadezas, de simplicidade, ao mesmo tempo em que a provoca a descobrir, em sua própria vida, por onde anda a poesia do dia-a-dia.

Sobre a autora – Sonia Junqueira nasceu em Três Corações (MG) e vive em Belo Horizonte. Editora de livros infantis e juvenis, também escreve para crianças, tendo já mais de 90 títulos publicados. É formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sobre o ilustrador – Flávio Fargas nasceu e vive em Belo Horizonte (MG). É formado em Pintura e Desenho pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aos sete anos, publicou sua primeira ilustração, na capa do suplemento infantil Gurilândia, do jornal Estado de Minas.

Título: Poesia na varanda

Autora: Sonia Junqueira

Ilustrações: Flávio Fargas

Número de páginas: 28

Formato: 21 x 24 cm

Preço: R$ 28,00

Indicação: a partir de 9 anos

ISBN: 978-85-7526-525-3

Fonte:Brandpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário