segunda-feira, 10 de outubro de 2011

LIVRO – CAMINHOS E TRILHAS DA ILHA GRANDE


O Blog Vida Buena recomenda esse livro:

Caminhos e Trilhas da Ilha Grande, descreve uma das mais belas caminhadas de longo curso do Estado do Rio de Janeiro. A narrativa levará o leitor a conhecer cada praia, caminhando por trilhas na mata, cruzando riachos, cachoeiras e contemplando espetaculares paisagens no decorrer da travessia. Colocando o excursionista em permanente contato com seu amável povo, sua luxuriante flora e ativa fauna.

A descrição dos diferentes caminhos é marcada por uma suave narrativa, o que lhe confere contornos de um relato de aventura, convidando o leitor a compartilhar destas experiências. Além disso, mais do que uma simples descrição topográfica das trilhas em questão, o livro apresenta ao leitor diferentes histórias sobre cada ponto de sua viagem, conferindo a cada paisagem, cor, vida e identidade. Seduzindo dessa forma, tanto o caminhante que o utilize como guia de viagem, bem como o leitor ocasional.

Talvez não haja na literatura brasileira livro que reúna tantas e importantes informações como as que Bernardo soube coletar e ele mesmo colheu em sua prática de palmilhar as trilhas da grande Ilha. Bernardo bebeu em diversas fontes, que pesquisou com esmero e paciência. Leu livros, vasculhou arquivos, conversou com moradores nativos e forasteiros, ex-agentes penitenciários, ex-presidiários, pousadeiros, pesquisadores e ambientalistas. Sobretudo Bernardo caminhou. Fez verdadeiras expedições no entorno da Ilha circundando-a várias vezes com o carinho e o amor daqueles que tem com o montanhismo uma ligação espiritual.

O autor:

José Bernardo, é carioca e exímio caminhante da Costa Verde do Estado do Rio (Mangaratiba - Paraty).

Atuou durante anos no turismo da Ilha Grande. Ex-membro da UNICERJ (União de Caminhantes e Escaladores do Rio de Janeiro), escalou diversas vias nas encostas da Cidade Maravilhosa. Dedicou cinco anos a escrever este guia de caminhada do entorno da Ilha Grande, fazendo e refazendo suas trilhas.

É autor da maquete da Ilha, exposta na Vila do Abraão, fruto de extenso estudo topográfico feito para a realização deste livro.

Editora: Enelivros

Autor: J. BERNARDO

ISBN: 8571810511

Origem: Nacional

Um comentário: