segunda-feira, 31 de outubro de 2011

HOJE É DIA DO SACI PERERÊ E SÃO LUÍS DE PARAITINGA(SP) ESTA EM FESTA!

Essa pequena cidade situada no meio da Serra do Mar, entre as cidades de Taubaté e Ubatuba, é praticamente um museu a céu aberto. Isso porque o seu bem conservado conjunto arquitetônico, que data do século XIX e início do século XX, foi tombado pelo governo paulista para que seja preservada toda a sua riqueza histórica e sua beleza.

Essa é a São Luís De Paraitinga que há 9 anos jura ser o berço do Saci Pererê e abre a cidade para comemorar o dia deste personagem tão querido no Brasil.

Causos

Todos os anos, Geraldo Alves da Silveira, o artesão Geraldo Tartaruga, vai à festa na praça central de São Luis para contar as histórias do saci-pererê. Ele tem um causo para explicar como o saci surgiu na região: "Havia um grupo de dez sacis, que vivia numa fazenda com um fazendeiro muito mau. Tinha saci de todo tipo, malandro, bagunceiro, reinador, briguento, como qualquer moleque. Um dia o fazendeiro desapareceu e os sacis também desapareceram e ninguém sabe pra onde foram. Com o tempo, começaram a aparecer em estradas, para tropeiros e cargueiros, que davam pinga para os sacis. Com o tempo, foram acabando as tropas, foram aparecendo os carros e eles não foram mais aparecendo nas estradas. Mas continuaram aparecendo para os pescadores, assombrando fazendas, destruindo criação pequena, que sumia das fazendas, tirava ovo da galinha que estava chocando..."

Na trilha do perneta

A Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci), fundada em 2003, é uma das promotoras da festa, que conta com as marchinhas do Bloco do Saci, puxado pelos bonecos criados por um artesão popular: o Zé Paulino e Angu, um casal gigante com cara de Pererê.

Mário Cândido, que presidiu a Sosaci por cinco anos, diz que, apesar do saci ter nascido entre os indígenas do sul do país, tem bastante influência na região porque é onde a cultura caipira está bastante preservada.

O grupo de observadores do saci cresce a cada dia e ganha terreno internacionalmente. Já manteve, através do site; www.sosaci.com.br contatos até com a Sociedade dos Observadores do Monstro do Lago Ness, na Escócia, que propôs uma parceria com os amigos do perneta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário