segunda-feira, 9 de abril de 2012

JARDIM BOTÂNICO “ADOLPHO DUCKE”, EM MANAUS (AM)


JARDIM BOTÂNICO “ADOLPHO DUCKE”

Localizado na Zona Leste, o Jardim Botânico encanta residentes e turistas.

O local é um dos mais importantes espaços naturais oferecido pela Cidade aos seus habitantes e turistas nacionais e estrangeiros, tornando realidade o desejo dos que buscam a emoção de desvendar as maravilhas da biodiversidade amazônica. Logo à entrada, ergue-se um complexo básico de edificações, composto por um monumento alusivo às madeiras nobres da Amazônia, um pavilhão de eventos, uma cantina, uma biblioteca, salas administrativas, salas de serviços gerais, banheiros e viveiros de mudas.

Em seguida, o visitante defronta-se com as trilhas interpretativas, em ambiente alterado apenas para a abertura dos caminhos que levam às florestas de platô e de terra firme. Ao longo dos séculos, os jardins botânicos têm sido instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento científico-cultural, berço de considerável patrimônio florístico, proporcionando material para estudos e pesquisas, promovendo a conservação da flora e a proteção de espécies ameaçadas de extinção. O Jardim Botânico “Adolpho Ducke” é um dos poucos no mundo a nascer com forte apelo ambiental e social no processo de urbanismo da Cidade.

As comunidades do entorno são estimuladas e preparadas a trabalhar na confecção e venda de produtos artesanais e na prestação de serviços. Os adultos prestam serviços de limpeza, vigilância e jardinagem. Assim, o logradouro oferece à comunidade, sistematicamente, todo um conjunto de atividades de relevante interesse cultural e ambiental.
Serviços Oferecidos:

* Trilhas interpretativas, com serviço de guias;
* Biblioteca especializada em atender os que procuram informações sobre botânica e meio ambiente;
* Acervo dirigido aos estudantes do ensino médio e fundamental;
* Exposições, eventos e cursos com temas ambientais;
* Educação ambiental;
* Produção de mudas;
* Espaços para o desenvolvimento de pesquisas.

As visitas ao Jardim Botânico de Manaus Adolpho Ducke permitem uma estreita intimidade com a floresta, que pode ser percorrida ao longo de quase 3 km, através de trilhas interpretativas. O contraste entre as árvores altas e baixas, a invasão dos raios de sol mata adentro, cipós, trepadeiras, troncos jovens e antigos, cogumelos, fungos e flores; o canto de dezenas de pássaros, os sons característicos dos animais que habitam o local, tudo, enfim, encontra-se à disposição dos sentidos atentos de quem souber decifrar e compreender as belezas do lugar.

Jardim Botânico Adolho Ducke
Av. Uirapuru, s/n – Cidade de Deus
Fone: 55 (92) 3682-3318
E-Mail: sedema@pmm.am.gov.br
Manaus, AM

FOTO: Divulgação
Fonte: PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário