domingo, 22 de abril de 2012

ITU (SP) UMA CIDADE ONDE TUDO É GRANDE!



O Orelhão de Itu é um dos principais pontos da Estância Turística de Itu e um dos responsáveis pela fama da "cidade onde tudo é grande".

Graças ao humorista Simplício, que tinha um quadro no programa "A Praça da Alegria" na extinta TV Tupi, foi que Itu desabrochou para o Turismo.

O Orelhão foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela TELESP em 1973, na Praça da Matriz. Homenageado com um banquete na cidade, Higino Corsetti, encerrou seu discurso com as seguintes palavras: "O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior". E a Telesp nào podia deixar de instalar, na cidade um Orelhão à altura da sua fama", com sete metros de altura.

No começo os habitantes da cidade duvidaram que a Telesp pudesse instalar um Orelhão gigante na cidade, mas isso aconteceu. Feito na mesma fábrica que produzia os orelhões comuns, nasceu o "Orelhão de Itu", atraindo a curiosidade de turistas e visitantes. Em 2000, o Orelhão foi reformado pela empresa Telefônica, atual operadora de telefonia.

Semáforo Gigante
Instalado na Praça Padre Miguel, a mesma praça do Orelhão de Itu, o Semáforo Gigante está diante da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.

Criado originalmente na década de 1970, o Semáforo Gigante passou por uma reforma no final dos anos 80 e mantém-se em funcionamento até hoje.

Apesar do tamanho exagerado, fazendo alusão à fama do município, o Semáforo Gigante serve de fato como sinalizaçào de trânsito, devendo ser respeitado pelos motoristas e pedestres.

Lojas de Souvenires
Em função da fama de "tudo grande", Itu possui uma série de lojas voltadas ao comércio de objetos em tamanhos proporcionais. Sào centenas de itens, que vão desde chaveiros, lápis, borrachas, até utensílios de higiene pessoal em escala ampliada.

As lojas de souvenires exagerados situam-se em sua maioria ao redor da Praça Padre Miguel, famosa pelo Orelhão de Itu e pelo Semáforo Gigante.

Fonte: PMI
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário