terça-feira, 10 de abril de 2012

BENTO GONÇALVES, VALE À PENA CONHECER!



Se você busca experiências turísticas diferenciadas, novas vivências aliadas ao conforto de bons hotéis e pousadas, uma deliciosa culinária, inúmeros roteiros e rotas turísticas para todas as idades e durante todos os dias do ano, Bento Gonçalves é seu destino.

Localizado na Serra Gaúcha, a 115 km de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, Bento, como o município é carinhosamente conhecido, possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) do Rio Grande do Sul, o que enfatiza a qualidade de vida usufruída pela sua população e, consequentemente, pelo turista que aqui busca aconchego e lazer, numa das mais importantes regiões turísticas do Brasil.

Em sua história de aproximadamente 120 anos, Bento coleciona alguns importantes títulos. É o berço da vitivinicultura do Brasil, sendo hoje reconhecido como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho e é a primeira região do Brasil a obter a Indicação de Procedência pelo Vale dos Vinhedos. Além disso, é o maior pólo moveleiro do país e um dos 65 Destinos Indutores do Turismo no Brasil.

Bento Gonçalves possui o maior e mais equipado Centro de Eventos do Rio Grande do Sul, com uma área territorial de 322.566 m2, área coberta e totalmente climatizada de 57.219 m2 e heliponto. No Centro de Eventos são realizados importantes eventos nacionais e internacionais, tais como a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho Brasil), Movelsul, Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma), Casa Brasil, Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (Fiema Brasil), ExpoBento, Bento em Dança, entre outros.

Muitos caminhos levam a Bento. Com uma malha rodoviária que proporciona conforto e segurança e dois aeroportos localizados nas proximidades, Bento é um destino de fácil escolha.

O prazer da boa culinária e o conforto do acolhimento. A hospitalidade e a cultura se expressam de diversas formas. Em Bento, usufrua da cultura gastronômica carregada do carinho dos imigrantes que trouxeram seu saber e o aprimoraram com o uso adequado dos ingredientes desta nova terra. Aproveite a hospitalidade expressa pelos mais de 2400 leitos nos hotéis e pousadas que acolhem em diferentes estruturas, proporcionando experiências memoráveis, seja num tratamento do corpo e da alma com a utilização de ricas substâncias extraídas da uva, ou comendo o pinhão na chapa de uma aconchegante pousada, ou ainda degustando um bom vinho próximo a uma lareira.

Rotas e Roteiros Turísticos – Muitas opções de lazer o aguardam!
Vale dos Vinhedos: Primeiro e mais importante destino enoturístico do Brasil, proporciona ao visitante a contemplação da paisagem vitivinícola, bela nas quatro estações. Visite excelentes estruturas vinícolas, aprecie a cultura da imigração italiana, deguste a culinária diferenciada e, se desejar, hospede-se em meio a um cenário único, sentindo o aroma das uvas no verão e contemplando suas brumas do inverno.

Caminhos de Pedra: Um dos mais importantes roteiros de turismo cultura no meio rural, expressando a história da imigração italiana através da interatividade com o visitante. Contemple as atividades práticas desenvolvidas nas diversas propriedades, tais como a moagem da erva mate (da qual é feita o chimarrão), a elaboração de produtos diferenciados à base de leite de ovelha, o ofício da tecelagem e a elaboração de massas e aproveite para degustar a culinária em diferenciados restaurantes localizados em casas de pedras. A história viva da imigração italiana é aqui encontrada.

Vinhos de Pinto Bandeira: Um cenário encantador, uma paisagem deslumbrante. Estas são as primeiras expressões que qualquer visitante emite ao chegar em Pinto Bandeira, distrito onde se localiza a rota Vinhos de Pinto Bandeira. Contemple as roseiras do caminho, os pessegueiros e ameixeiras floridas ou frutadas. Aprecie os excelentes vinhos de cantinas de pequeno porte. Delicie-se com a gastronomia diferenciada, onde se destacam os excelentes e exóticos risotos. Aprecie o conforto de charmosas pousadas. Vivencie Pinto Bandeira.

Rota Cantinas Históricas: Um dos mais tradicionais distritos na elaboração de uvas de cepas diferenciadas. Aqui, percorra estradas de relevo acidentado, mas que proporcionam um contato único com a natureza do Vale Aurora. Deguste bons vinhos, harmonizados com a culinária de inspiração italiana. Experimente a Rota Cantinas Históricas.

Vale do Rio das Antas: Em plena Serra Gaúcha, na Capital Brasileira do Vinho, deslumbre-se com a paisagem tropical de um Vale que se funde com o Rio das Antas, parcialmente encoberto por parreiras e por bananeiras. No local, convivem harmoniosamente o vinho e a cachaça, a massa e a rapaduram, o vale e a serra. Opções de hospedagem, visitas a grandes ou pequenas vinícolas, trilhas e produtos coloniais esperam por você.

Maria Fumaça: Diversão para todas as idades. A ludicidade expressa-se num passeio de 23 quilômetros, numa locomotiva do século XIX, que surpreende o turista em cada estação. Shows folclóricos e degustação de queijos, vinhos e espumantes, tornam o passeio inesquecível.

Além destes roteiros, Bento oferece inúmeros outros atrativos. Passeie pelo centro, contemplando o comércio e os prédios históricos da Via Del Vino. Reflita ao observar os templos religiosos, tais como a Igreja Metodista, a Igreja Santo Antônio, a Igreja Cristo Rei ou a peculiar Igreja São Bento, construída em forma de Pipa de Vinho. Conheça mais sobre a história do município, visitando o Museu do Imigrante. Sacie sua curiosidade sobre a imigração italiana, visitando a Epopéia Italiana - Parque Temático.
Fonte:PMBG
Foto : Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário