quinta-feira, 19 de abril de 2012

Paisagistas orientam sobre plantio de jardim com chegada do frio


Marianne Hartung


Com a chegada do outono, as plantas começam a perder a viçosidade e a beleza típica dos dias mais quentes. Mas nem por isso as pessoas precisam ficar longe da beleza e aroma das plantas. Os dias curtos e de temperaturas mais amenas são ideais para quem vai fazer ou reformar o jardim, seja ele de inverno ou não.


E é neste período que começam a chegar no Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) variedades de plantas de belas flores e cores, típicas das estações mais frias, como o amor perfeito, boca-de-leão, lobélia e calêndula (ver características abaixo). Segundo o produtor e permissionário da Ceasa, Célio Tadashi Akai, “essas espécies são específicas para inverno, e devem ser plantadas nesta época”.


As variedades disponíveis no mercado brasileiro são oriundas de regiões de clima temperado no hemisfério Norte, como Estados Unidos e Europa. Algumas espécies vêm de locais de alta altitude no continente africano, conforme explica o produtor de Atibaia. “As plantas que melhor se adaptam ao inverno são oriundas de regiões frias, portanto, quanto mais frio fizer durante o seu cultivo, mais bonitas elas ficam e maior é a longevidade da planta”, afirma Tadashi.


Para quem pretende compor um jardim para o ano todo, o ideal é optar por plantas perenes, cujo ciclo de vida é longo e, além disso, elas não perdem as folhas. O plantio de plantas tropicais também pode ser feito nesta época do ano, pois são muitas as vantagens de construir um jardim no outono, avalia o permissionário da Ceasa, Carlos Alberto Pitolli.


“Plantas esculturais de médio e grande porte são extraídas e comercializadas em touceiras, deixando as raízes expostas durante o transporte e exposição para a comercialização. As temperaturas amenas do inverno e os dias mais curtos contribuem para não estressar a planta durante esse processo, até que ela seja plantada”, explica o permissionário.


Plantar no outono e inverno exige atenção especial com a irrigação e adubação. Segundo a paisagista Márcia Joly, os jardins construídos nesta época devem ser regados diariamente pela manhã, para diminuir o risco de incidência de fungos, e a adubação deve ser apenas orgânica.

“Plantar um jardim nesta época garante que, quando a primavera chegar, ele esteja pronto para florescer e alcançar o auge da sua beleza, pois já estará adaptado ao solo. No entanto, os cuidados com a adubação e irrigação são essenciais”, diz a paisagista, que ainda explica a preferência dos clientes por executar os projetos no verão.


“Embora seja mais vantajoso o plantio no outono e inverno, a maioria dos clientes prefere executar os projetos no verão, pois a incidência de chuva é maior, sendo mais cômodo para manter as plantas que não precisam ser regadas diariamente”, avalia Márcia Joly.

Variedades da estação:

Amor perfeito
O amor perfeito é uma planta herbácea de até 25 cm, originário da Europa e Ásia e possui flores achatadas de perfeita simetria em diversas cores. Floresce do meio do outono até quase o início do verão.

Boca-de-leão
A boca-de-leão tem forma peculiar que lembram um focinho de felino, daí seu nome popular. Floresce do inverno em diante com flores de uma cor ou bicolores.

Lobélia
A lobélia é originária da África do Sul, Malawi e Namíbia. Com características ideais para forração de jardins, por ser de baixo porte, ela floresce durante o ano todo e suas flores são azuis. Deve ser manuseada com cuidado e ser mantida longe do alcance de crianças por ser tóxica.

Calêndula
A calêndula é originária da Europa e, no Brasil, adaptou-se facilmente, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Hoje é cultivada tanto para fins ornamentais quanto para fabricação de medicamentos e cosméticos. A flor, de coloração amarelo-alaranjada, caracteriza-se pelo perfume e as folhas são macias e aveludadas. Planta anual, a calêndula pode atingir até 50 cm de altura e, curiosamente, essa flor abre suas pétalas assim que o sol nasce e as fecha na hora em que ele se vai.

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário