segunda-feira, 16 de abril de 2012

EM JULHO ARUANÃ (GO) FAZ A FESTA PARA O TURISTA DO ARAGUAIA!


Nome tirado de um peixe famoso, a cidade de Aruanã (GO) era um centro de atração de tribos Carajás do Araguaia colonial. Tornou-se o porto da antiga capitania de Goyas, cuja capital, Vila Boa, está relativamente próxima. Hoje, transformada em cidade-balneária, sua praça principal, à beira rio, preserva o monumento ao goiano Couto de Magalhães, figura importante do século 19 que investiu na idéia de vapores navegando de Aruanã até Belém do Pará.
Principal centro receptor e dispersor de turismo no Araguaia, a cidade luta agora pela preservação da natureza como fonte da nova economia, que substituiu a fase da devastação pela agropecuária e turismo predatório. Acessível a partir de Goiânia e Goiás Velho. Fica logo abaixo do ponto em que o rio Vermelho, que nasce em Goiás (GO), deságua no Araguaia. Dispõe de hotéis e pensões. Ao lado, tem uma pequena mini-reserva dos antigos guerreiros Carajás. Foco do trabalho da agência ambiental do Estado. O Ibama costuma estar presente, a partir de Lujis Alves. De Aruanã organizam-se os acampamentos, ao longo de praias acima e abaixo, por dezenas de quilômetros

Aruanã dispõe para seus turistas praia, áreas de acampamento, pesca artesanal ou amadora, aldeia Indígena dos Kárajas. Os Bares, restaurantes, clubes de lazer e danceterias da cidade. Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Leopoldina, situada na Praça Couto Magalhães.

As praias, lindas costumam ficar cheias de turistas, espalhados por acampamentos - normalmente ranchões, hoje disciplinados pela agência ambiental de Goiás, sob os quais se alojam as barracas e todo tipo de equipamento de camping e pesca esportiva amadora.O trânsito perto de portos de cidades de Aruanã tem um aumento significativo na época de alta temporada chegando até 90mil pessoas (Julho - Setembro), lanchas, canoas, jetskis, ultraleves, etc. Não é exatamente um turismo ecológico. Há belíssimas praias, que podem ser alcançadas com algum esforço.

FONTE: PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário