sexta-feira, 20 de abril de 2012

ABRIL INDÍGENA EM BOA VISTA (RO)

Como parte da programação do Abril Indígena, a Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira (20) a Escola Municipal Vovó Antônia Celestina da Silva, na comunidade indígena Vista Alegre. A solenidade será às 9h com a presença de autoridades municipais e de moradores da comunidade.

A escola terá o mesmo padrão das demais unidades construídas pela Prefeitura, com salas de aulas, dispensa, cozinha, banheiros masculinos, femininos e para deficientes físicos, pátio coberto, área administrativa e laboratório de informática.

O plano pedagógico também será igual ao desenvolvido nas escolas da Capital. Atualmente, a Prefeitura mantém sete escolas e cinco anexos atendendo a 12 comunidades indígenas.

HOMENAGEADA – Nascida em Roraima no dia 26 de Maio de 1935, na Maloca Santa Maria, no Município de Normandia, a senhora Celestina Antônia da Silva, da etnia macuxi, era filha dos agricultores Antônio e Tereza Macuxi da Silva. Ela morou nesta localidade até se casar com Raimundo Nascimento da Silva, quando mudou-se para a maloca do Contão.

Em 1950 saíram para residir na fazenda São Marcos. Desta união, nasceram cinco filhos. O tuxana, marido dela, passou 43 anos na liderança desta comunidade e durante essas quatro décadas Celestina permaneceu ao lado dele realizando vários cursos como corte e costura, no Clube de Mães da comunidade. Em 2001, com problemas de saúde, Celestina faleceu no dia 25 de Junho de 2002, às 12h55, no Hospital Geral de Roraima, com 67 anos.

O atestado de óbito apontou como causa da morte, parada cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva e pneumonia bilateral. A falecida era eleitora e não deixou testamento e bens conhecidos, chegando a conhecer apenas os genros e as noras.

Por ter sido uma pessoa bem atuante na comunidade é que a comunidade Vista Alegre resolveu homenagear Celestina Antônia da Silva com o nome da escola municipal.
fonte;PMBV

Nenhum comentário:

Postar um comentário