quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PASSOS DOS JESUITAS A NOSSA SANTIAGO DE COMPOSTELA



Centenas de pessoas estavam presentes na grande festa que marcou o início do projeto. Algumas delas, já com a mochila nas costas, o chapéu na cabeça e o cajado na mão, começaram, nessa mesma manhã, sua peregrinação pelas 13 cidades do litoral paulista. A maior parte desses caminhantes já faz parte de comunidades e redes sociais ligadas ao assunto.

Mas, para pessoas como a aposentada e guia turística de Jundiaí Marlene Bodelaro, 65, caminhar vários dias seguidos com uma mochila nas costas é uma grande novidade. “Meu marido e minha filha já fizeram o Caminho de Compostela, mas eu sou novata no assunto. Estou muito feliz por estar aqui e animada para chegar até Bertioga, apesar do peso da mochila - 7,5 kg. Vim curtir ainda mais esse litoral maravilhoso e conhecer de perto a nossa história”, conta.

Também estiveram presentes o casal Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, que recentemente lançaram o filme “Onde Está a Felicidade”. A produção, dirigida por Riccelli e estrelada por Bruna, fala sobre uma apresentadora de programa que resolve partir em peregrinação pelo caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, procurando a verdadeira felicidade.

“Que os caminhantes encontrem, em um encontro consigo mesmos, a natureza e os outros caminhantes a felicidade. E que esse seja apenas o primeiro de muitos caminhos!”, disse a atriz, em sua saudação.

Como funciona - Para participar, basta se inscrever no portal www.caminhasaopaulo.com.br, onde o caminhante recebe um número para ser trocado por um cartão inteligente nos Postos de Informação Turísticas (PITs) das cidades participantes.

O cartão servirá como identificação para que o caminhante receba descontos em pousadas e restaurantes. Ele contém um chip que, ao ser passado por pórticos eletrônicos espalhados pela rota oficial, registra a passagem na página pessoal do usuário no site. Essa página terá um espaço em que o usuário poderá escrever relatos, publicar fotos e compartilhar sua experiência com outros participantes do Caminho.

Registrada a passagem do viajante por ao menos 12 pórticos, o site gera, automaticamente, um certificado on-line para ser impresso no portal: o “Jesuit Magna”. Além disso, durante a caminhada, os parentes e amigos podem ter acesso aos locais por onde o andarilho passou, por meio de sua página personalizada e os registros feitos pelo cartão inteligente.

O portal também vai ter produtos à venda na “Loja do Caminhante”, como bonés, camisetas anti-suor (dry-fit), mochilas, cajados, medallhões e até chapéus australianos. Tudo personalizado.

Acompanhe o nosso site: www.vidabuena.com.br e o nosso Twitter @vidabuena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário