quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ALUNOS EM SANTOS(SP) TÊM NOÇÕES DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Uma sopa preparada a muitas mãos teve um sabor especial na escola municipal Bandeira Brasil, no Bom Retiro, Zona Noroeste, na última semana. Foi mais uma edição do projeto 'Sopa do Neném', iniciativa da professora Eliane Leandro Nogueira, uma das finalistas do Prêmio Educador Santista, da Seduc (Secretaria de Educação), em 2010.
Berinjela, espinafre, rabanete, mandioca, alho poró, repolho, feijão e macarrão foram os ingredientes do prato 'elaborado' por alunos de 5 e 6 anos e pelas cozinheiras da unidade, Dulce Helena e Ana Cristina Brandão.
Mas o 'tempero' principal está no fato de as crianças, após dois meses de projeto, terem modificado a qualidade de suas refeições dentro e fora da escola, objetivo do trabalho que atrela alimentação saudável ao processo de alfabetização, incluindo a participação dos pais. Tendo como recurso didático a música 'Sopa', do grupo Palavra Cantada, a turma, por meio de atividades em sala, aprendeu a gostar de alimentos que antes rejeitava. “Outro dia teve salada de repolho e todos comeram. É uma mudança de comportamento; se a criança aprende a experimentar, leva o hábito para casa”, afirma a professora.
A preparação da sopa começou um dia antes, quando os alunos colheram ingredientes na horta da escola e foram à feira, nas proximidades, comprar os demais. No dia seguinte, picaram os alimentos com a ajuda da professora e outras funcionárias.
Renan Souza da Silva foi um dos estudantes que arregaçaram as mangas para picar o espinafre. Em seguida, colocaram os ingredientes em um caldeirão e levaram à cozinha, onde as merendeiras aguardavam os pequenos 'auxiliares' para finalizar a sopa com feijão e macarrão.
“É gratificante, principalmente por saber que foram eles que plantaram e compraram”, disse Ana Cristina. Dulce, completou: “Eles comem muito bem”.
A aluna Evelyn dos Santos Marques foi uma das que repetiram. “Quero mais. Seu colega, Kauan Zacarias dos Santos também gostou. "O cheiro é muito bom. Está uma delícia. Já Mikaela Correa Santos se surpreendeu ao encontrar um dos alimentos que comprou. "Achei um rabanete na minha sopa".
Feira
Acompanhados da professora e outras educadoras, e com a lista decorada do que precisavam comprar na feira, eles fizeram questão de carregar as sacolas. O colorido dos alimentos também despertava a curiosidade deles. “Precisamos de alho poró, espinafre e rabanete”, disse o aluno Luiz Fabiano dos Santos Nunes em uma das barracas.
Mikaela adorou ir à feira. “É legal porque tem coisa gostosa para comer, tem repolho, tomate, agrião”. Além dos ingredientes da sopa, pediram para a professora comprar banana e morango.
Como parte das atividades do projeto, os alunos, já em sala, ainda desenham e transformam massinhas em formatos de alimentos. Camila Rocha de Sousa fez um pequeno repolho. Outra ação na escola é a compostagem, a cargo do funcionário Benedito Vieira, o 'tio Dito'.
Segundo ele, as crianças colaboram e jogam cascas de frutas no lixo específico, para depois serem transformadas em adubo para a horta. Tio Dito aproveita ainda cascas de legumes, de ovo e folhagens de verduras e árvores.

Acompanhem também o nosso site www.vidabuena.com.br e o Twitter @vidabuenasite

Nenhum comentário:

Postar um comentário