quinta-feira, 8 de setembro de 2011

ANTÔNIO PRADO (RS), UMA CIDADE ITALIANA NO BRASIL


Quem estiver com muita saudade da Itália e quer fazer uma bela viagem no Brasil mesmo, o VIDA BUENA, recomenda:

O município de Antônio Prado possui um Patrimônio Tombado constituído por casas de madeiras e alvenaria que foram construídas no final do século XIX e início do século XX pelos imigrantes italianos. Em 1989 essas casas receberam proteção por lei federal através do tombamento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que entendeu através de pesquisas e estudos aprofundados ser importante o tombamento de 48 edificações localizadas nas principais ruas do centro da cidade.

A arquitetura criada pelo imigrante italiano no sul do Brasil é inédita e muito interessante. Na Itália as casas normalmente eram construídas em pedra, material abundante utilizado desde eras ancestrais para a construção civil. Chegando ao sul do Brasil o imigrante encontrou fartura de florestas de araucárias, que poderiam fornecer madeira de grande resistência e durabilidade. Assim iniciou a adaptação. Por questões econômicas, no início de sua vida o imigrante construía uma casa de madeira com porão de pedra, mas quando tivesse condições a substituiria por outra em pedra.

A casa típica do imigrante italiano é configurada por três pavimentos: o porão (normalmente em pedra, o térreo, que poderia ter comércio na parte da frente, e o sótão para despensa de produtos ou dormitórios auxiliares. Algumas vezes as casas poderiam ter um segundo pavimento antes do sótão, normalmente com dormitórios. Inicialmente a cozinha era separada e afastada da casa devido ao folcolaro, fogão de chão que podia causar incêndios. Com a evolução do fogão e o fim do risco de incêndios a cozinha foi se aproximando até ser incorporada na casa. Ainda assim normalmente com apenas um pavimento.

As edificações tombadas encontram-se espalhadas em toda cidade, mas é no entorno da Praça Garibaldi e na Avenida Valdomiro Bochese que se concentram o maior numero de casas. Casas que serviram de cenário para as gravações do Filme “O Quatrilho”, um casario que retrata o princípio da vida do imigrante italiano.

Acompanhe também o nosso site: www.vidabuena.com.br e o nosso twitter @vidabuenasite

Nenhum comentário:

Postar um comentário