sábado, 28 de janeiro de 2012

DESAFIO AÉREO DE SURFE EM MARESIAS(SP)

O litoral norte paulista recebe neste fim de semana (28 e 29), o Desafio Aéreo de Surfe. Participarão oito surfistas de três estados brasileiros na disputa da manobra aérea mais radical. O evento, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), terá um sistema de pontuação diferenciado e o campeão sairá da soma das notas dos aéreos. Os surfistas terão quatro baterias no estilo ‘homem x homem’ de 30 minutos no sábado, a partir de 8h. As semifinais (30 minutos) e final (uma hora) serão no domingo.

Estão confirmados surfistas apontados como referência na modalidade como o paulista Ícaro Rodrigues, o catarinense Gustavo Schilikmann e o baiano Leo Hereda. Os outros participantes serão os paulistas Kj Noton, Gustavo Araújo, Igor Morais, Robson Santos e Kaique Fernando.

"Esse estilo de surfe tem crescido nos últimos anos. Os surfistas estão se especializando nas decolagens, porque a pontuação costuma ser maior mesmo nos eventos principais. Por isso, toda a preparação é diferente na água", revela Ícaro Rodrigues, de 22 anos e um dos melhores do País.

As manobras do surfe aéreo têm efeito visual diferenciado. O surfista chega a voar para fora da onda com sua prancha aplicando variações como drop e 360 graus para depois retornar à onda. O paulista Ícaro Rodrigues pega onda no Guarujá e se tornou especialista nos últimos anos. O atleta até filma os treinos junto com o parceiro Rodrigo Generik para aprimorar sua técnica.

"Gosto de praticar e de ver o surfe aéreo. Por isso comecei a gravar e analisar o que rolava. Deu certo e os vídeos têm recorde de acesso no Youtube pela plasticidade e ousadia dos movimentos", conta Ícaro Rodrigues, que já venceu competições nesse estilo em Camburi (SP) e Itajaí (SC).

Os atletas de surfe aéreo usam, geralmente, pranchas menores 5.0, sendo que o padrão é 5.10. O estilo exige preparo físico apurado, pois provoca impactos fortes no joelho e no tornozelo.

Fonte: Brandpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário