domingo, 22 de janeiro de 2012

NUTRICIONISTA RECOMENDA REDOBRAR OS CUIDADOS COM ALIMENTAÇÃO NO VERÃO



O verão é uma das estações mais esperadas do ano e ocorre junto às férias e viagens ao litoral. Assim os hábitos alimentares inadequados devem ser revistos nesta época. A principal sugestão é ingerir alimentos com baixas calorias e evitar os gordurosos. Sheila Silva Castro nutricionista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, alerta que nos dias quentes o corpo perde mais líquidos e minerais, em conseqüência da elevação da temperatura corporal e transpiração excessiva, daí a importância de aumentar a ingestão de líquidos.
É desnecessário esperar sentir sede para beber água, pois este é um sinal de que o organismo está precisando de reposição hídrica. Quando as perdas são maiores do que a reposição, o organismo desidrata ocasionando danos à saúde.
Um adulto chega a perder cerca de 2,5 litros de água por dia no verão, e toda a água perdida deve ser reposta, seja na forma pura ou na forma de alimentos, já que existe água em todos os alimentos principalmente nas frutas, verduras e legumes.
A transpiração excessiva leva a perda de sais minerais que podem ser repostos por sucos de frutas e água de coco, além dos isotônicos e repositores hidro -eletrolíticos recomendados para praticantes de atividade física.
Segundo a especialista as crianças e idosos merecem atenção especial. "Mesmo que não peçam é importante que bebam água, em pequenas porções e que esteja fresca e em temperatura agradável, quatro copos diariamente é o suficiente. Também é importante substituir os refrigerantes pelos sucos naturais de frutas e vegetais, chás e água de coco”, orienta Sheila.
Somente durante as refeições deve-se evitar a ingestão de líquidos, para não dificultar a digestão.
O clima quente colabora para o consumo de alimentos crus, como frutas, verduras e legumes, onde se encontram vitaminas, minerais e fibras. Outra opção saudável são as carnes magras, brancas de aves e peixes que proporcionam fácil digestão. O ideal é que sejam cozidos, grelhados ou assados. As frituras devem ser excluídas, pois não combinam com o clima quente do verão.
Abuse das folhas verdes cuidado com o tempero das saladas, evite molhos prontos e maionese, substitua-os por azeite, limão, vinagre e molhos a base de iogurte.
Os cereais integrais são outra boa opção e combinam com saladas e pratos frios. As gorduras vegetais, como azeite, óleo de girassol, canola e soja podem ser utilizados, pois são mais saudáveis do que as gorduras de origem animal.
Para a sobremesa são mais indicadas as frutas ou doces a base delas, picolés de frutas, compotas geladas de frutas e saladas de frutas.
No verão manter uma dieta equilibrada é um desafio, procure deixar a alimentação mais saudável substituindo alguns alimentos, dando preferência aos alimentos frios, crus ou gelados; abuse das saladas, frutas e sucos e fique longe das feijoadas, chocolates, suflês e frituras.
Nos lanches opte pelos pães com recheios magros sempre acompanhado de salada. Sucos mais elaborados é uma ótima opção, já que verão não combina com barriga inchada – consequência dos refrigerantes - crie e prepare sucos diversos. Substitua os salgadinhos fritos pelos assados, pois possuem menos gordura.
Lembre-se também destas dicas:
- Consuma carboidrato em 60% das refeições do dia, pois gera energia e ativa o metabolismo;
- Faça entre cinco e seis refeições de pequeno volume por dia estimula o metabolismo e
menta o gasto energético;
- Beba no mínimo dois litros de água ao dia, hidrata o corpo e auxilia na eliminação de toxinas.
- Evite o consumo excessivo de açúcar, bem como de carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese, frituras e bebidas alcoólicas.
- Atenção com os alimentos à base de leite, gordura e ovos, pois precisam de refrigeração adequada e o calor aumenta a proliferação de bactérias que causam intoxicação alimentar ;
- Evite alimentar-se em locais sem condições de higiene e atenção onde consumir frutos do mar e pescados.
É comum algumas pessoas sentirem indispostas para se alimentar no verão, isto ocorre em razão de alimentação inadequada como longos períodos sem se alimentar, não alimentar no café da manhã, ingerir alimentos gordurosos ou não hidratar-se durante o dia.
A época favorece a prática de atividades ao ar livre, inspirando cuidados especiais com a alimentação. Mas esportes em jejum ou em longos períodos sem se alimentar pode provocar desmaios. O ideal é fazer lanches antes e após os treinos para manter os estoques de energia e recuperação muscular. Os cuidados com a hidratação também devem ser redobrados e a reposição de líquidos constante, não só durante o treino, mas durante todo o dia.
Fonte: Brandpress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário