quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CENTRO DE MEDICINA ALERTA PARA OS PERIGOS DE LESÕES EM ACADEMIAS



No HCor são atendidos aproximadamente 20 ou mais pacientes por semana com queixa de lesões causadas por exercícios mal praticados

O Centro de Medicina Esportiva do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo alerta para os cuidados necessários para aqueles que realizam atividades físicas em academia. Nessa época do ano aumenta o número de alunos nas academias para manter a forma e perder peso, porém são constantes as lesões em joelhos, ombros e coluna, devido à sobrecarga dos exercícios. A maioria deles executados sem a devida orientação. Porém, é importante lembrar os cuidados específicos com os ossos, articulações e ligamentos, para que essas atividades não tragam problemas à saúde.
De acordo com o ortopedista e coordenador do Instituto do Joelho do HCor – Hospital do Coração, Dr. Rene Abdalla é comum nessa época as pessoas se queixarem de dores no corpo. “A ânsia de ter um corpo saudável a qualquer custo, e em um período de tempo reduzido, prejudica muito a saúde. No HCor são atendidos aproximadamente 20 pacientes por semana com queixas de lesões causadas por exercícios mal praticados”, explica Dr. Abdalla.
Além dos exercícios praticados na academia, o aluno tem que se atentar a outros itens, presentes no dia a dia, que ajudam com o aumento de lesões. “É importante o esportista se preocupar com a postura durante o dia. No caso das mulheres também com o constante uso do salto alto”, explica o ortopedista.
Tipos de traumas mais comuns:
As lesões mais comuns que acometem os esportistas de academia ocorrem nos joelhos, colunas e ombros:
Tendinite patelar;
Tendinite de aquiles;
Inflamações articulares;
Estiramentos musculares;
Lombalgia, dores nas costas;
Para prevenir lesões:
É fundamental, antes de iniciar qualquer atividade física procurar um médico ou um profissional com vivência em traumas do esporte – que irá oferecer orientação ideal para cada tipo físico, e não exagerar nos exercícios. É importante também iniciar os exercícios de forma gradativa.
“O corpo não está acostumado com exercícios bruscos sem um período adequado para readaptação. Por isso, o esportista tem de ficar atento com a série de exercícios praticados na academia e procurar uma que melhor se ajuste às suas necessidades, de forma que não agrida o sistema músculo-esquelético”, enfatiza o Dr. Abdalla.
Ainda segundo Dr. Abdalla, ao primeiro sinal de dor o ideal é parar os exercícios. Se a dor persistir mesmo em repouso, o médico deverá ser procurado e apenas um especialista fará a avaliação adequada.
O Dr. Abdalla, que realiza mais de 600 cirurgias de joelho por ano, sugere algumas dicas para quem quer começar a prática da atividade física:
Procurar um especialista e pedir orientação para a prática do exercício físico;
Antes dos exercícios é importante alongar os músculos do corpo para evitar lesões musculares;
Em esportes envolvendo corridas, escolha um par de tênis adequado, pois devem proteger primordialmente os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos;
Dê preferência a roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre (dry-fit).

Nenhum comentário:

Postar um comentário