segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

TURISMO DO SABER - UM BOM EXEMPLO!


Aproximadamente 350 km separam a aprazível Jambeiro, no Vale do Paraíba, da litorânea Ilha Comprida, no Vale do Ribeira, ambos os municípios no Estado de São Paulo. Por uma semana, no entanto, as cidades estarão mais próximas do que nunca. E tudo por causa do turismo e das crianças.
Ana Caroline dos Santos Santana, de 10 anos, é uma das alunas da rede pública de ensino de Jambeiro a compor a delegação de 40 estudantes que segue rumo a Ilha Comprida, por conta do Programa Turismo do Saber – Interior na Praia, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e em parceira com a Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam e a Secretaria de Estado da Educação.
“Não dá para acreditar que finalmente eu vou poder conhecer o mar. Não estou nem dormindo direito. Minhas malas já estão prontas faz uma semana”, revela a menina.
O sentimento de Ana Caroline é o mesmo de outras 1.279 crianças que participam da iniciativa. No total, 32 delegações de municípios do Interior de São Paulo vão invadir as praias do litoral, de Ubatuba a Cananéia, para uma grande festa de inclusão social, por meio do Turismo.
“O sorriso estampado no rosto de cada uma dessas crianças, após o primeiro banho de mar, é suficiente para explicar porque investir tempo e recurso em uma ação como essa”, explica Márcio França, secretário de Turismo do Estado de São Paulo.
Nos cinco dias que passarão no Litoral, de 16 a 20 de janeiro, os alunos que participam do Turismo do Saber – Interior na Praia vão desfrutar de uma programação que vai muito além do sol e mar.
Entre os inúmeros passeios programados, é possível destacar a descida pela Estrada Velha da Serra do Mar (São Bernardo do Campo/Cubatão), em meio à riqueza histórica e natural do lugar e a travessia por escuna à Ilha Anchieta, em Ubatuba. Em Mongaguá, os estudantes conhecerão a Plataforma Marítima de Pesca, que avança 400m dentro do mar é a segunda maior do mundo. Já em Iguape, o Parque do Morro do Espia, com sua exuberante natureza, será palco do encontro das delegações.
“Já estou sentindo saudades da minha filha, mas não há como negar que uma experiência como essa é pra vida toda”, afirma dona Paula dos Santos Santana, mãe da pequena Ana Caroline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário