terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Estudantes do Turismo do Saber comemoram encontro com o mar


Antes mesmo de chegar à praia, um dos estudantes de São Bento do Sapucaí disparou: “Onde o mar termina”? Dúvidas sobre “como a água do mar pode ser tão salgada” também habitavam as mentes dos pequenos. Para Michele Ribeiro Camargo, 10 anos, “o melhor foi pular as ondas. Gostei muito da praia. É bem legal, mas a água é muito salgada”. Rebeca dos Santos Alves Muniz, 9 anos, concorda com a amiguinha e revela: “nunca tinha visto o mar. Ele é lindo”.

“A água é gostosa. As ondas são lindas... Elas andam com a gente”, encanta-se Taisa Cristina Janasi Ramos, 11 anos, que finalmente conheceu o mar. Seu amiguinho Vitor Henrique da Mata, 11 anos, da mesma cidade, descobriu que o “mar é muito legal”. Michele, Rebeca, Taisa e Vitor fazem parte dos 1.280 estudantes da rede pública de ensino, envolvidos no Turismo do Saber. Promovido pela Secretaria do Turismo do Governo do Estado de São Paulo, esta semana, o programa apresenta o mar para 92% dos participantes.

A alegria da descoberta do Oceano estava estampada nos rostos das crianças que conheceram, por exemplo, a praia de Itararé, em São Vicente, na manhã desta terça-feira. Para algumas, a imagem que ficará é de um mar lindo com ondas que brincavam com as crianças num vai e vem gostoso e tranquilo. Além, é claro, das conchas que alguns guardarão como lembrança deste passeio tão especial.

Ao todo, 1280 crianças – entre 9 e 11 anos – da rede pública de ensino de São Paulo participam da edição Interior na Praia, do programa. Promovido pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima/CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal) e a Secretaria da Educação, o Turismo do Saber – Interior na Praia acontecerá até o dia 20 de janeiro, garantindo aos pequenos tripulantes a possibilidade de finalmente realizar o sonho de conhecer o mar. É a inclusão social promovida pelo Turismo.

Turismo do Saber

Em julho de 2011, o programa Turismo do Saber levou 640 alunos de escolas públicas do litoral para conhecerem as montanhas do Vale do Paraíba. Agora, a Secretaria de Turismo, em parceria com Fundação Prefeito Faria Lima/CEPAM (Centro de Estudos e Pesquisa de Administração Municipal) e a Secretaria da Educação, levará duas vezes mais gente para conhecer a praia.

Serão 32 delegações. Cada uma delas é formada por 40 meninos e meninas, estudantes com idades entre 9 e 11 anos. Esses grupos ficarão hospedados nas escolas de 15 municípios do litoral paulista, conhecendo pessoas e lugares completamente novos. Algumas cidades anfitriãs vão receber duas delegações e outras, até três.

O programa conta com ônibus para levar as crianças, alimentação, material pedagógico, camiseta de uniforme, monitores capacitados pelo Estado e policiais para acompanhar a viagem de cada uma das delegações. A ideia é proporcionar aos pequenos o turismo pedagógico unindo cultura, vivência social e lazer.

“Estamos incluindo essas crianças socialmente por meio do turismo. Na volta, cada uma delas poderá compartilhar suas descobertas e novos conhecimentos com seus familiares, amigos do bairro e da escola”, conta o secretário de Turismo do Estado, Márcio França. E completa: “nosso litoral, bem como o interior, é rico em belezas naturais e histórias. E essas crianças sairão dessa experiência com os olhos abertos para enxergar de uma forma mais completa os atrativos de cada lugar e, consequentemente, do Estado de São Paulo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário