domingo, 1 de janeiro de 2012

ESTRADA PARQUE DOS CASTELHANOS EM ILHABELA TEM NOVO HORÁRIO


A Prefeitura e o Parque Estadual de Ilhabela (PEIB) reforçam o horário de tráfego da Estrada Parque dos Castelhanos, principalmente, por conta do aumento do fluxo de usuários que utilizam o caminho para ter acesso a Baía dos Castelhanos na temporada de verão, cumprindo as Portarias Normativas 71/2008 e 74/2009. Os veículos motorizados só podem circular das 8h às 14h no sentido Perequê-Castelhanos e das 15h às 18h no percurso inverso. Durante a noite o acesso está proibido, exceto em caráter excepcional, mediante justificativa, ou carros da polícia, ambulância, bombeiros e aqueles que exercem função social relevante.
A Praia dos Castelhanos é uma das preferidas dos turistas, por abrigar belezas naturais, tranquilidade e simplicidade, além de proporcionar o contato direto com o meio ambiente. Até a chegada à praia é possível observar fauna e flora exuberantes, além da passagem por um rio.
As portarias foram criadas com o objetivo de oferecer segurança e melhor fluidez no trânsito, levando em consideração o bem estar dos membros da comunidade tradicional caiçara que vive no local e a proteção dos recursos naturais da unidade de conservação.
Os documentos também estabelecem procedimentos administrativos para o uso de veículos no trecho interno do PEIB. Além das normas específicas de tráfego, a velocidade máxima permitida é de 30km/h; não poderão circular veículos de carga cujo peso bruto total estiver acima de quatro toneladas. No caso de comboios de carros “off-road”, os interessados devem pedir autorização com antecedência de 15 dias à administração do Parque. Já as modalidades de “rally” ou “cross” não serão permitidas.
Em situações de más condições de tempo, será impedido o trânsito de veículos sem tração nas quatro rodas e sem pneus apropriados à circulação em terreno acidentado e leito sem pavimentação, bem como o uso de correntes nos pneus. Prestação de serviços aos usuários com a utilização de máquinas ou manutenção só poderão ser efetuados mediante autorização.
Outra exigência diz respeito a poluição sonora e do ar, os veículos não poderão desfrutar de som excessivamente alto e cano de descarga aberto, sem silencioso e sem abafador. Mais informações no telefone (12) 3896. 2585.

FONTE; PMI ( FOTO DIVULGAÇÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário