sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SOLAR DA MARQUESA E CASA DA IMAGEM REABREM NESTE SÁBADO EM SP.


O Solar da Marquesa de Santos e a antiga Casa nº 1, denominada Casa da Imagem, reabrem as portas para o público com exposições neste sábado (19/11), às 11h, após a restauração iniciada em 2008. O Solar da Marquesa recebe a exposição "A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar" e a Casa da Imagem mostra "Guilherme Gaensly, o fotógrafo Cosmopolita".

Solar da Marquesa de Santos

De propriedade de Maria Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, entre 1834 e 1867, o imóvel localizado na rua Roberto Simonsen teve diferentes usos ao longo dos anos, o que resultou em adaptações sucessivas que levaram à descaracterização do imóvel. Sua recuperação, iniciada em 1991, partiu de pesquisas, que embasaram o projeto e as obras de restauração e revelaram não ser possível reconstituir qualquer estágio de construção dentre os vários pelos quais passou o Solar.

Deste modo, o restauro realizado, conforme normas internacionais para intervenções em bens histórico-arquitetônicos, preservou e destacou elementos de suas várias etapas construtivas: a conservação dos amplos ambientes do andar térreo, resultantes das diversas demolições, a preservação no pátio interno de vestígios remanescentes da calçada do século XVIII e a demolição de intervenções da década de 1960.

Em 2009, novas obras complementares de restauro e adequação museológica se realizaram com financiamento do BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento, no âmbito do Programa Procentro.

Na exposição “A Marquesa de Santos: uma mulher, um tempo, um lugar”, o visitante encontrará no piso térreo, destaque para o espaço urbano, com foco na antiga Rua do Carmo (ou Rua de Santa Tereza) e arredores. No piso superior, a exposição propõe uma associação entre os cômodos da casa e seu uso residencial – com espaços sociais e espaços internos – no tempo da Marquesa de Santos, que a comprou em 1834 e onde viveu até morrer, em 1867.

Além de funcionar como sede do Museu da Cidade de São Paulo, rede de casas históricas, o local terá programação cultural regular.

Serviço:

Solar da Marquesa de Santos

Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136-A – Centro. Tel. 11 3105-6118

Próximo da estação Sé do Metrô.

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita - Ambiente acessível

www.museudacidade.sp.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário