terça-feira, 15 de novembro de 2011

COMO ESCOLHER A ESCOLA DE SEU FILHO


"Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" (Cora Coralina)

A escolha de uma nova escola, ou da primeira escola, é sempre muito difícil, envolve uma decisão que vai influenciar o futuro e o crescimento de nossos filhos, portanto, deve ser feita a partir de uma reflexão familiar, levando-se em consideração uma somatória de fatores. Neste momento, a intervenção direta é a forma mais segura para acertos no processo.

Antes da visita verifique no site do colégio quais são os valores apresentados pela instituição, qual a sua missão e visão divulgadas como diferenciais. A informação deve ser coerente com as impressões que a visita ao local deva despertar. Levante também as classificações obtidas pela instituição em rankings nacionais, se porventura, o colégio escolhido tenha participado destes processos. Isto será muito útil mais adiante.

Realize a visita à instituição de ensino durante o período de aulas, é sempre bom verificar qual o tratamento dispensado por funcionários aos alunos, no dia a dia do colégio, em questões pedagógicas e disciplinares. A atitude do aluno também reflete o meio em que se insere, sendo importante a observação de sua postura dentro do ambiente escolar.

Verifique a limpeza do pátio e corredores, principalmente após os intervalos, aproveite para visitar os banheiros e observar quais as condições apresentadas. Uma escola que desenvolve conceitos de cidadania junto aos discentes, resolve melhor a questão do ambiente, e é claro que isto é fundamental na formação de nossos filhos.

Muitas vezes se fala em conservar o ambiente limpo, mas não se colocam lixeiras a cada10 metrosno pátio!

Observe também quais são as condições de acessibilidade que o colégio mantém para portadores de necessidades especiais, um ambiente que preza, verdadeiramente, o espírito democrático e acesso às minorias deve ter um planejamento espacial bem desenvolvido.

Durante a visita converse com o funcionário sobre os valores que o colégio divulgou em seu site, verifique se realmente são conhecidos, estão em sintonia com as práticas, ou foram, simplesmente, colocados de forma mercadológica. Uma instituição de ensino deve ter a mesma preocupação no desenvolvimento de seu cliente interno e externo. Peça informações sobre os resultados externos obtidos pela instituição, verifique qual a importância dada para a comunicação interna, você pode ter problemas, mais tarde, com uma instituição que não se comunica bem internamente!

Ao conversar com a Coordenação, verifique qual a prioridade estabelecida em relação a capacitação contínua de seus professores, existe uma política interna que envolva este processo? Quais os cursos mais recentes realizados pelos profissionais do estabelecimento?

Verifique como a instituição se programou para receber seus novos alunos. Existe um programa de integração, previamente definido, para auxiliar na socialização e respeito àquele que passa a integrar o corpo discente? Ou apenas a rotina se traduz em convocar o aluno um dia antes para apresentar o colégio?

Converse com o coordenador sobre as estratégias adotadas pela instituição para aumentar o contato de seu aluno com o meio cultural, mecanismos que incentivem uma prática regular em atividades que se desenvolvam fora dos muros escolares. Solicite a programação cultural do colégio do ano anterior para análise.

Questione como o colégio se organiza na separação de alunos em turmas, quais os pressupostos utilizados? Como se trabalha a recuperação na instituição? No próprio período de aulas ou em horários alternativos? As respostas serão indicadoras para se verificar se o local está de acordo com a visão da família.

Associe o que foi visto durante a visita no colégio aos projetos apresentados pela Coordenação, pergunte se há conscientização sobre reciclagem do lixo com os alunos, associe com que se observou no pátio: disposição de lixeiras com cores diferenciadas, utilização correta pelos alunos das lixeiras com o material de descarte. Verifique se o discurso reflete o dia a dia ou apenas utiliza termos politicamente corretos.

Uma escola não precisa apresentar muitas atividades extracurriculares, ou manter uma arquitetura “faraônica”, contudo deve ser coerente entre o que propõe e o que pratica. Às vezes o excesso de “maquiagem” pode esconder a falta de uma proposta pedagógica mais consistente.

Fonte: Brandpress

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