sexta-feira, 18 de novembro de 2011

URUCUM AJUDA A EMAGRECER, REDUZ OS RADICAIS LIVRES E DIMINUI O COLESTEROL


*Dra. Sylvana Braga

A chegada do verão exige cuidados redobrados com a saúde e o corpo. Para ficar em forma e curtir a temporada de sol, as pessoas intensificam os exercícios físicos. As mulheres, em especial, apostam em dietas rigorosas e, até mesmo, em remédios. O mais indicado para conquistar um corpo esbelto é optar por uma alimentação adequada, mas com saúde e qualidade.

O urucum, que muitos usavam para obter um bronzeamento rápido, quem diria, agora ganha espaço na busca pela boa forma. De origem nacional e com características funcionais, vem da semente de urucum e auxilia no emagrecimento. Também chamado de Urucum Bixa Orellana L., é um extrato que tem efeitos sobre o organismo como um todo. É muito usado pelos índios na culinária e para ornamentação do corpo.

O uso mais comum dá-se através das suas sementes trituradas ou através da manipulação em laboratório. Conhecido como colorau, pode ser acrescentado à dieta em saladas, massas, arroz e sopa.

O urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.

É rico em carotenóides, excelentes antioxidantes, que impedem a peroxidação lipídica e as aberrações dos cromossomos. Logo, protegem o corpo das mutações genéticas do aparecimento de doenças ligadas à hereditariedade. Os carotenóides possuem uma coloração atraente com baixa toxicidade, ou seja, ausência de efeitos colaterais adversos. Dos carotenóides presentes no urucum, predomina a bixina, que reduz os radicais livres circulantes e protege as membranas celulares da ação dos mesmos. Dentre as funções importantes do urucum, pode haver a baixa de colesterol total, redução do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL). Como não possui efeito tóxico, pode reduzir os indutores de câncer colorretal.

Sobre a Dra. Sylvana Braga

* Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

Fonte: Brandpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário