domingo, 28 de agosto de 2011

UM PASSEIO DE TREM COMO ANTIGAMENTE


Por Ronaldo Kotscho

O Brasil antes dos governos militares tinha uma malha ferroviária que praticamente ligava as principais capitais brasileiras.

A maioria das famílias preferiam viajar de trem e muitas histórias podem ser contadas daquele tempo.

Hoje em dia, pouca coisa sobrou e não fosse algumas empresas que insistem em manter vivo o passado, nada teria sobrado.

Uma delas, a empresa Serra Verde Express, mantém alguns trens de passageiros para viagens pelo interior do Paraná e o Vida Buena recomenda essa volta ao passado:

CURITIBA

A capital do Estado do Paraná, que é internacionalmente reconhecida pelo tratamento diferenciado que oferece às questões sócio-ambientais. O esforço pela reciclagem do lixo, a dedicação à educação ambiental (e a área verde recorde por habitante entre as capitais brasileiras) e o sistema de transporte público modelo para o mundo, fazem da cidade uma das mais requisitadas do país como destino para turistas brasileiros e estrangeiros.

O que ver: Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico, Parque Barigüi, Estrada da Graciosa, Santa Felicidade, Teatro Ópera de Arame, Torre Panorâmica (Telepar)

Eventos: Festival de Teatro e Natal de Luz

MORRETES

A cidade de Morretes foi fundada em 1721. Fica no meio da Serra do Mar paranaense, entre a Capital e o litoral. O bucolismo de sua rotina, o clima agradável, as opções de ecoturismo, as atrações gastronômicas e as construções históricas atraem centenas de curitibanos à cidade todos os finais de semana. Morretes está sendo descoberta por turistas que amam a natureza e buscam, por meio do ecoturismo, uma interação com o meio ambiente.

O que ver: Culinária Típica, Estrada da Graciosa, Trilhas da Serra do Mar, Centro Histórico, Parque Marumbi, Porto de Cima, Rio Nhundiaquara.

Eventos: Festa da Cachaça, Passeio Ciclístico, Festa Feira Agrícola e Artesanal, Festival de Inverno, Festa do Barreado

PARANAGUÁ

Assim como Morretes e Antonina, Paranaguá é uma cidade histórica do litoral paranaense. A cidade teve seu desenvolvimento impulsionado pela construção da linha férrea que fez sua ligação com Curitiba. Dessa forma, o Porto de Paranaguá tornou-se o segundo do Brasil em volume de movimentação e o primeiro na área de transporte de grãos. Fundada em 1648, a cidade é rica em construções históricas a serem exploradas: museus, igrejas, casarões coloniais, monumentos, entre outros.

O que ver: Mercado da Arte, Casario Colonial, Museu de Arqueologia e Etnologia

Eventos: Festa de Nossa Senhora do Rosário, Festa de Nossa Senhora do Rocio, Auto de Natal

HISTÓRIA

A construção da ferrovia começou oficialmente em fevereiro de 1880. Considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus à época, a obra teve início em três frentes simultâneas: entre Paranaguá e Morretes (42 km), entre Morretes e Roça Nova (38 km) e entre Roça Nova e Curitiba (30 km).

O objetivo era estreitar a relação entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado, com vistas ao desenvolvimento social do litoral. Além disso, era imprescindível ligar o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil, para que se desse vazão à produção de grãos dos estados e, dessa forma, garantir apoio ao desenvolvimento econômico da região.

Mais informações:

http://www.serraverdeexpress.com.br/

Acompanhe também o nosso novo site www.vidabuena.com.br e o nosso twitter @vidabuenasite

Nenhum comentário:

Postar um comentário