terça-feira, 30 de agosto de 2011

CRESCER SAUDÁVEL PROMOVE BOAS PRÁTICAS DE SAÚDE

por Felipe Leonel

Foto: Peter Iliccev

O projeto teve início no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP (CSEGSF), quando as nutricionistas observaram um grande número de casos de crianças com alto índice de obesidade na região, e propuseram a formação de um grupo interdisciplinar para incentivar à boa alimentação e a realização de atividades físicas e outras práticas saudáveis.

De acordo com Denise Barros, o projeto estava sendo construído para a região de Manguinhos, quando surgiu um convite da Fiocruz Mata Atlântica para desenvolver o Crescer Saudável nas as crianças que freqüentam o Núcleo de Educação Não-Formal do pavilhão, a chamada Casinha Branca. "Quando desenhamos o projeto para o campus Mata Atlântica, a coordenação de Projetos Sociais da Presidência da Fiocruz lançou um edital do qual passamos a fazer parte. Seu objetivo era formar um arranjo sócio-produtivo em segurança alimentar e nutricional e, junto com outros dois subprojetos e o apoio da Rede CCAP, colocamos o Crescer Saudável em prática."

O trabalho é desenvolvido com crianças de 8 a 12 anos e propõe atividades que a possam ser desenvolvidas no seu dia-a-dia e repassadas aos diversos ambientes que freqüentam. "Realizamos atividades físicas e práticas relacionadas à boa alimentação, como a construção de pirâmides alimentares, oficina de sucos, ou seja, atividades que possam promover a mudança de hábitos e esclarecimento sobre os alimentos que podem levar ao desenvolvimento de colesterol, aumento do açúcar no sangue. Tudo isso por meio de atividades lúdicas e brincadeiras que podem ser repetidas nas suas casas e escolas, tornando a criança um multiplicador de hábitos saudáveis", afirmou Roberta.

O Crescer Saudável propõe oito encontros com as crianças. Assim que for finalizado, a ideia é promover uma reunião com os pais para verificar o aprendizado e as possíveis mudanças de hábito da família. "Um dos objetivos do projeto é provocar uma modificação do território próximo à criança, sua família e seus amigos, formando uma rede de boas práticas de saúde", reafirmou Denise.

Conheça o nosso novo site www.vidabuena.com.br e acompanhe o nosso Twitter @vidabuenasite

Nenhum comentário:

Postar um comentário