sexta-feira, 12 de agosto de 2011

TURISMO GASTRONÔMICO NA ILHA DE MARAJÓ ENRIQUECE O PALADAR


O Turismo na ilha do Marajó deixou de ser apenas um roteiro de ecoturismo quando em 2007 o Projeto VEM (Viagem Encontrando Marajó) foi idealizado com a intenção de estimular o turismo de base comunitária e com isso a gastronomia da região foi descoberta e colocada ao alcance dos mais diferentes viajantes, desde os que buscam pura diversão até aqueles que visam uma nova opção para descobrir os prazeres exóticos da boa mesa.
Durante a viagem organizada pela agência paulista Turismo Consciente os adeptos da boa mesa poderão desfrutar de sabores exóticos degustando pratos que usam como base a carne de búfalo, frutas de sabores inesquecíveis e que muitas vezes não chegam às grandes metrópoles, farinhas produzidas artesanalmente e peixes frescos pescados diuturnamente por pescadores da própria comunidade.
Diariamente é possível encontrar restaurantes aconchegantes que trazem as comidas típicas como carro chefe de seus cardápios. Para aqueles de paladar mais sensível, algumas iguarias são vendidas em pequenas porções para que o visitante tenha a liberdade de adaptar-se às delicias de região.  A equipe da Turismo Consciente visita todos os locais que fazem parte do roteiro gastronômico da ilha verificando a qualidade, horários e opcionais, assim, até o turista com o paladar mais tradicional não fica sem opção.
A diversidade da flora amazônica proporciona sensações incríveis na culinária. A rica quantidade de ervas, frutos e vegetais quando combinado com variados frutos do mar, peixes e carnes exóticas, ressaltam ainda mais seus sabores.


Exótico Sabor

Sem dúvida o prato mais famoso da região é feito a partir de um molusco comprido que dá nos mangues. Os ribeirinhos contam histórias sobre o seu poder afrodisíaco e ensinam os turistas a comer o Turú, com alto teor nutritivo, pode ser degustado cru com acompanhamentos simplórios como o sal e limão, ou na forma de sopa que é extremamente apreciada pelos locais.
A maniçoba ou a “feijoada paraense” é um prato que descende da culinária indígena. Seu tempo de preparo é de mais de uma semana já que seu principal ingrediente é folha da mandioca que deve fervida durante dias até que se elimine todas as toxinas. O prato ainda conta com carnes bovinas e suínas, outros ingredientes defumados e salgados e é servido com muita pimenta e farinha de mandioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário