segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A CULINÁRIA PERNAMBUCANA PRESENTE EM NOVA YORK



Não é de hoje que a comida brasileira faz sucesso no exterior. Muitos chef de cozinha tem usado muitos temperos e principalmente frutas brasileiras em seus pratos famosos.
Mas agora pela primeira vez um chef pernambucano vai mostrar a diversidade da culinária pernambucana em Nova York, durante o Brazilian Day, que será realizado entre os dias 7 e 10 de Setembro, no Restaurante Alfama.Uma oportunidade para os brasileiros que moram nos Estados Unidos conhecerem o tempero do estado e para os pernambucanos que estão longe de casa matarem a saudade da gastronomia local.  Estará representando o estado, o chef de cozinha Thiago Freitas que montou um cardápio especial para a ocasião.

Como opções de entrada o chef optou pela tradicional casquinha de caranguejo em uma versão renovada, além de uma receita com macaxeira,inhame e batata doce em forma de creme gratinado sobreposto por carne de sol e um caldo de maxixe com isca de camarão e chips de batata doce. Os pratos principais escolhidos por Thiago Freitas foram a peixada pernambucana que ganhou uma nova apresentação, cupim acompanhado de poeira de marola, uma espécie de farofa feita a partir de bolacha com goiabada e aligot de mandioquinha.

Ainda fazem parte do cardápio, stinco de cordeiro acompanhado de risoto de milho verde cremoso, finalizado por couve crocante, e uma receita saborosa de camarão acrescido de cubos de manga, finalizado por semente de abóbora. Como sobremesas, ele optou por apresentar três pratos à base de frutas tropicais. Uma versão cosmopolita do bolo de rolo servido como um petit gateau quente de goiabada e sorvete de nata, cartola em uma versão repaginada e a cocada que nas mãos do chefe, ganhou um aroma suave de gengibre e migalhas de rapadura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário