sábado, 4 de fevereiro de 2012

8º Prêmio Barco a Vapor se encerram na próxima sexta-feira

Escritores residentes em todo o país têm até o dia 10 de fevereiro para enviar seus originais inéditos para o 8º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil. Por inéditos, entendem-se textos não publicados, nem mesmo parcialmente, em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites etc. As histórias – completamente novas, portanto – concorrem pela publicação na Coleção Barco a Vapor, de Edições SM, e a R$ 30 mil reais em adiantamento dos direitos autorais.

O prêmio, assim como a coleção Barco a Vapor, é inspirado pelo espírito desbravador e sonhador de Tom Sawyer e Huckleberry Finn, personagens do escritor estadunidense Mark Twain que se envolviam nas mais espetaculares aventuras ao longo do Rio Mississipi, no final do século XIX, a bordo desse meio de transporte muito inovador para a época. “É uma aposta na fantasia, na imaginação e na reflexão como meios de despertar o gosto pela leitura e formar novos leitores, levando-os a compreender melhor o mundo”, comenta a gerente da Fundação SM, Rosângela Rossi.

A Fundação é o braço do Grupo SM responsável pela realização do concurso, que tem o objetivo de estimular a produção literária nacional e promover a leitura entre crianças e jovens a partir dos seis anos de idade. Desde 2010, além de cumprir com seus objetivos tradicionais, o prêmio também apóia a democratização do acesso aos livros: 1% da receita obtida com a venda do livro vencedor será revertida à implantação de bibliotecas comunitárias do programa Ler é Preciso, coordenadas pelo Instituto Ecofuturo.

O regulamento completo do 8º Prêmio Barco a Vapor pode ser encontrado no site da editora (www.ediçõessm.com.br). Para concorrer, os trabalhos devem estar inseridos em alguma das séries seguintes: leitor iniciante (6 e 7 anos), em processo (8 e 9 anos), fluente (10 e 11 anos) e crítico (12 e 13 anos). Além da premiação principal, Edições SM pode contratar originais inscritos e recomendados pelo júri nos três meses subsequentes à nomeação do vencedor.

Mais informações estão disponíveis no site www.edicoessm.com.br ou pelo e-mail barcoavapor@grupo-sm.com.


Fonte: Brandpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário