domingo, 11 de dezembro de 2011

UM ÓTIMO EXEMPLO: IGUAPE (SP) APRESENTA O SEU GRUPO DE CONGO!






Com apoio da Prefeitura de Iguape e iniciativa da AAPCI - Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape e Ponto de Cultura Esse é o Ponto, o primeiro Grupo de Congo da cidade foi batizado oficialmente no último dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra.
O Ponto de Cultura Esse é o Ponto decidiu trabalhar com a pesquisa da Cultura deixada pelos negros que aqui viveram no passado. Em 2010 os trabalhos de estudo de memórias e documentos mostrou que em Iguape ainda existem manifestações culturais deixadas por estes negros, e foi através desta pesquisa que descobriram os Grupos de Congadas que aqui se apresentavam.
Decidiu-se então a formação do Grupo de Congo, iniciado com a Oficina de Construção de Tambores, para que esse grupo pudesse tocar com os instrumentos por eles fabricados. O Grupo de Congo se formou a partir do Grupo de Maracatu ”Princesa do Litoral”, que fez a abertura do batismo, na Praça da Basílica. O grupo recebeu o nome de Grupo de Roda de Congo “Princesa do Litoral” e vai representar a cidade e a cultura negra da região nos diversos eventos estaduais e nacionais de culturas tradicionais. “Para nós é um orgulho e uma satisfação incrível ver nossa gente pesquisando e trabalhando pela preservação de nossas raízes culturais. A Cultura negra representa um dos momentos mais importantes de nossa história, bem como a presença da raça negra foi fundamental na formação de nossa etnia e costumes”, salientou o diretor de Cultura, Turismo, Esportes e Eventos de Iguape, Carlos Alberto Pereira Jr.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário