sábado, 31 de dezembro de 2011

LIMITES DE ISENÇÃO DE BAGAGEM EM NOVO VIDEO



Vídeo da Receita Federal traz informações sobre quais são os produtos passíveis de isenção da hora de voltar para casa das férias no exterior. Foto: Antonio Cruz/ABr/Arquivo

Já está disponível na página da Receita Federal um vídeo explicativo sobre regras de bagagens. Gravado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que recebe o maior fluxo de passageiros do país, o vídeo esclarece as principais dúvidas dos passageiros, como o conceito de bagagem e os limites quantitativos e de isenção.

André Martins, chefe do serviço de bagagem do Aeroporto, destaca que um dos principais erros dos viajantes é pensar que nenhuma peça de vestuário será tributada. Na gravação, ele informa, por exemplo, que enxovais para bebê e outros itens não utilizados na viagem não são isentos de tributação.

Legendado em inglês, a material será utilizado em salas de embarque e desembarque e em voos internacionais. Clique aqui para assistir.

Somente a Alfândega do Aeroporto de Guarulhos estima fechar 2011 com 10,5 mil passageiros não declarantes tributados e arrecadação de R$ 18 milhões. Segundo o inspetor Edison Takeshi, muitas vezes os passageiros estão desinformados.

“Como as pessoas em geral estão mais disponíveis para a comunicação visual, este vídeo é a forma, talvez a mais efetiva, de levarmos informações aos passageiros”, afirma Edison.

Em Guarulhos, o vídeo se somará a outros meios já utilizados, como a distribuição de folhetos explicativos. O inspetor acredita que a comunicação contribui para o controle aduaneiro. “O passageiro sabedor de seus direitos trará somente os bens em quantidade e qualidade permitidos, aumentando a arrecadação espontânea”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário