quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Lírio sem pólen e Planta Ovo estão entre os lançamentos da Expoflora 2012

Lírio dobrado sem polén, a curiosa planta ovo originária da Índia, o Ranunculus de corte, que parece uma rosa com muito mais pétalas e a delicada Agapanthus (como o próprio nome sugere, a Flor do Amor) estão entre os lançamentos apresentados pelos produtores de Holambra na Expoflora, maior evento de flores e plantas ornamentais da América Latina, estará aberta até o dia a 23 de setembro, de quinta a domingo, das 9h às 19h. Além desses lançamentos, os visitantes também poderão verificar as novidades de 2012, como os hibiscos dinamarqueses, a coleção de orquídeas Phalaenopsis naturais, bem exóticas, como se tivessem sido pintadas a mão e as de tom lilás (Lila Mystique), coloridas graças a uma tecnologia importada da Holanda. As Phalaenopsis são apresentadas em dois novos tamanhos, midi e supermini, cujas pétalas não ultrapassam os três centímetros. No mercado desde meados do ano, o Antúrio Thunder Bird Luxury caiu no gosto dos brasileiros por apresentar uma cor bordô brilhante, seguindo a tendência de cores fortes avermelhadas e terrosas. Tem ainda a Princettia, da família da Poinsétia, aquela flor muito usada decorações de Natal, só que nas versões de vários tons de rosa. E, por falar em tendências, a Expoflora exibe o colorido das Açucenas (Amarillis), que conquistaram há anos o mercado europeu e, agora, começam a ser muito valorizadas e utilizadas em todo o Brasil, principalmente em projetos paisagísticos. Os buquês de flores do campo chegam com tudo como uma delicada opção de presente para as mais diversas ocasiões nas estações Primavera e Verão. Sobre os lançamentos Lírios dobrados sem polén Mais pétalas, charme em dobro. É como se uma flor estivesse dentro da outra. Essa variedade também se destaca pelo aroma, mais suave do que o convencional e muito agradável. A maior novidade é que essa variedade não apresenta o “pistilo” (órgão reprodutor da flor, cujo nome científico é Gineceu), onde se encontra o pólen da flor, Isso proporciona maior durabilidade nos arranjos, uma vez que o pólen, quando não retirado, pode manchar as flores e folhas do arranjo, além das mãos e roupas de quem o toca. Essa planta foi desenvolvida por empresas de melhoramento genético na Holanda e está sendo produzida em Holambra pela Fazenda Terra Viva. No mercado brasileiro a partir de setembro, o Lírio dobrado sem pólen poderá ser encontrado nas cores branco, rosa e branco e mesclado. Sua durabilidade de 15 dias. Além de flor de vaso, o lírio dobrado estará disponível como flor de corte. O Lírio é o nome popular dado às flores do gênero Lilium L. da família Liliaceae, originárias da Europa, Ásia e América do Norte. Eles apresentam folhas grandes, lanceoladas e lisas, uniformemente distribuídas ao longo da haste floral. As flores são muito perfumadas e apresentam diversas cores. O gênero Lilium compreende mais de 100 espécies distribuídas pelo mundo, sendo que cerca de 55% delas se encontram na China e no Japão.
Lírio Tiny Doble You é originário da Holanda e não possui pólen Lírio Tiny Double You sem pólen O Lírio Tiny Double You é um lírio asiático sem perfume e com pétalas e sépalas dobradas, flores e folhas pequenas e super delicadas em tom alaranjado bem suave e sem pólen. Justamente por não haver a polinização, a planta tem uma vida útil mais longa. Seu ciclo de desenvolvimento é também mais rápido se comparado com os lírios convencionais. Originário da Holanda, o Tiny Doble You é cultivado no Brasil por Johannes Pretus Wulfram de Wit, da empresa Jan de Wit Lírios, em Holambra (SP). Seu cultivo requer o controle de luz e temperatura gerenciada. A produção prevista é de 1.500 a 2.000 vasos apenas para o seu lançamento na Expoflora para averiguar aceitação do público. Por ano a produção deve atingir 10 mil unidades por. A flor deve chegar de forma regular ao mercado a partir do Dia da Mulher, em março de 2013. Planta Ovo (Solanum Ovigerum) Uma das plantas mais interessantes lançadas na Expoflora este ano tem origem na Índia. A Solanum Ovigerum, conhecida como Planta Ovo embora seja da mesma família que a berinjela e o jiló, não é comestível, apenas ornamental e curiosa. Seus frutos são idênticos ao ovo de granja, esbranquiçado, e, depois de maduro, ficam com a coloração amarela, parecido com o ovo caipira. Cada planta produz de 5 a 15 frutos. As flores são solitárias, de cor lilás. O tamanho da planta varia entre 30 e 50cm de altura. Suas hastes são eretas, ramificadas e pubescentes (superfície coberta de pêlos finos). As folhas são alternas (uma folha em cada nó), ovais, anguladas ou lobadas (pequenas elevações arredondadas) e onduladas nas bordas.
A curiosa Planta Ovo é originária da Índia (clique na foto para download) De acordo com o produtor Alex Vermeulen, do sitio Horizonte, em Holambra, a variedade pode ser cultivada em vasos e canteiros. O período de produção é de 6 meses, da muda até os primeiros frutos. Para o seu cultivo é necessário um substrato a base de casca de eucalipto e a irrigação deve ser feito aspersão (borrifação de água). As indicações são o plantio em um vaso com terra vegetal, mantê-la em local bem arejado e pouca rega. A Planta Ovo chega ao mercado com a Expoflora e tem uma produção estimada de 700 vasos por semana ou cerca de 3 mil vasos/mês. Serviço: 31ª Expoflora Data: Até dia 23 de setembro, de quinta-feira a domingo Horário: das 9h às 19h Localização: Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140. Ingressos; R$ 30,00. Crianças de até cinco anos de idade, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam. Informações sobre a Expoflora: 19 3802-1421 - expoflora@expoflora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário