sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cascavel planeja turismo criativo para os próximos anos

Em parceria com o Sebrae/PR, Cascavel Convention & Visitors Bureau fecha planejamento estratégico; foco deverá ser turismo de eventos nos segmentos do agronegócio, automobilismo e saúde Cerca de 30 pessoas ligadas ao turismo em Cascavel reuniram-se nesta terça-feira, dia 20, no escritório do Sebrae/PR no município. O encontro marcou a apresentação do primeiro planejamento estratégico do Cascavel Convention & Visitors Bureau (CCVB), desenvolvido em parceria com o Sebrae/PR nos últimos meses. Com o conceito “Juntos cada um ganha mais”, o CCVB vai apostar no turismo criativo para promover a cidade como destino de turismo de eventos. Segundo Orestes Hotz, gerente regional do Sebrae/PR no oeste do Estado, a maioria das empresas envolvidas no turismo é formada por micro ou pequenas e, por conta disso, faz parte de um setor estratégico para o Sebrae/PR e para a economia paranaense. “O turismo movimenta a economia dos municípios, atrai recursos e é uma das maneiras de fazer a cidade se desenvolver. Assim, o Sebrae/PR está sempre disposto a incentivar esse crescimento”, enfatizou Hotz. De acordo com o presidente do CCVB, Gunnar Giorgi, a conclusão do planejamento estratégico da entidade é um “norte” para começar o trabalho, efetivamente. “Agora temos uma ‘linha mestra’ na qual vamos nos focar daqui para frente. Estamos cumprindo um passo a passo para que o Convention inicie forte, com base. Paralelo a isso também estamos consolidando nossa sede, que será anexa ao Shopping JL, e construindo nosso site e identidade visual”, anunciou Gunnar. Eloi Zanetti, da Escola de Criatividade, empresa contratada pelo Sebrae/PR, foi um dos facilitadores do planejamento estratégico do CCVB. “O mais difícil de um programa de marketing é você encontrar um conceito forte e, para isso, é preciso muita conversa. Nossa equipe conversou muito aqui em Cascavel, com o Convention, com os taxistas, com os empresários. Foi assim que encontramos a ‘brasa’ na qual podemos ‘assoprar’ e fazer o fogo.” Diante da perspectiva, o planejamento estratégico para o Cascavel Convention & Visitors Bureau não será apenas na criação e fortalecimento de uma entidade ou instituição, reforçou Zanetti. “Estamos falando de um movimento, de uma ideia. Seguindo a nova ‘onda’ do mundo, que é a economia criativa, as cidades criativas. Já está na hora de Cascavel caminhar nesse sentido e esse será o modelo com o qual o CCVB pode trabalhar”, argumentou. Vocação Dentro do planejamento estratégico do Cascavel Convention & Visitors Bureau foi possível verificar o óbvio: que a cidade já tem vocação para o turismo de eventos e, o principal deles, dentro do segmento do agronegócio, estão o Show Rural Coopavel e a Expovel “Mas é preciso ir além disso, quando se fala em turismo criativo. O que mais pode girar em torno desse evento ou desse setor. Não apenas no período em que ele é feito, mas durante o ano todo”, indagou Eloi Zanetti. Além dos eventos focados no setor do agronegócio, aproveitando o reconhecimento que o Show Rural já traz a Cascavel, outros dois segmentos foram levantados como importantes: do automobilismo e da saúde. “No início, a ideia é ampliar o que já é destaque, criando e chamando eventos menores nos setores em que a cidade é reconhecida. Nesses, já tem uma ‘brasinha’ para ‘assoprar’. Depois, esses setores ‘pivôs’ serão estimuladores de outros setores da economia”, enfatizou Fonte: http://www.brandpress.com.br/hotelaria-e-turismo/15387-cascavel-planeja-turismo-criativo-para-os-proximos-anos.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=Novos_Press_Releases#ixzz2D2mTLpIL Em parceria com o Sebrae/PR, Cascavel Convention & Visitors Bureau fecha planejamento estratégico; foco deverá ser turismo de eventos nos segmentos do agronegócio, automobilismo e saúde Cerca de 30 pessoas ligadas ao turismo em Cascavel reuniram-se nesta terça-feira, dia 20, no escritório do Sebrae/PR no município. O encontro marcou a apresentação do primeiro planejamento estratégico do Cascavel Convention & Visitors Bureau (CCVB), desenvolvido em parceria com o Sebrae/PR nos últimos meses. Com o conceito “Juntos cada um ganha mais”, o CCVB vai apostar no turismo criativo para promover a cidade como destino de turismo de eventos. Segundo Orestes Hotz, gerente regional do Sebrae/PR no oeste do Estado, a maioria das empresas envolvidas no turismo é formada por micro ou pequenas e, por conta disso, faz parte de um setor estratégico para o Sebrae/PR e para a economia paranaense. “O turismo movimenta a economia dos municípios, atrai recursos e é uma das maneiras de fazer a cidade se desenvolver. Assim, o Sebrae/PR está sempre disposto a incentivar esse crescimento”, enfatizou Hotz. De acordo com o presidente do CCVB, Gunnar Giorgi, a conclusão do planejamento estratégico da entidade é um “norte” para começar o trabalho, efetivamente. “Agora temos uma ‘linha mestra’ na qual vamos nos focar daqui para frente. Estamos cumprindo um passo a passo para que o Convention inicie forte, com base. Paralelo a isso também estamos consolidando nossa sede, que será anexa ao Shopping JL, e construindo nosso site e identidade visual”, anunciou Gunnar. Eloi Zanetti, da Escola de Criatividade, empresa contratada pelo Sebrae/PR, foi um dos facilitadores do planejamento estratégico do CCVB. “O mais difícil de um programa de marketing é você encontrar um conceito forte e, para isso, é preciso muita conversa. Nossa equipe conversou muito aqui em Cascavel, com o Convention, com os taxistas, com os empresários. Foi assim que encontramos a ‘brasa’ na qual podemos ‘assoprar’ e fazer o fogo.” Diante da perspectiva, o planejamento estratégico para o Cascavel Convention & Visitors Bureau não será apenas na criação e fortalecimento de uma entidade ou instituição, reforçou Zanetti. “Estamos falando de um movimento, de uma ideia. Seguindo a nova ‘onda’ do mundo, que é a economia criativa, as cidades criativas. Já está na hora de Cascavel caminhar nesse sentido e esse será o modelo com o qual o CCVB pode trabalhar”, argumentou. Vocação Dentro do planejamento estratégico do Cascavel Convention & Visitors Bureau foi possível verificar o óbvio: que a cidade já tem vocação para o turismo de eventos e, o principal deles, dentro do segmento do agronegócio, estão o Show Rural Coopavel e a Expovel “Mas é preciso ir além disso, quando se fala em turismo criativo. O que mais pode girar em torno desse evento ou desse setor. Não apenas no período em que ele é feito, mas durante o ano todo”, indagou Eloi Zanetti. Além dos eventos focados no setor do agronegócio, aproveitando o reconhecimento que o Show Rural já traz a Cascavel, outros dois segmentos foram levantados como importantes: do automobilismo e da saúde. “No início, a ideia é ampliar o que já é destaque, criando e chamando eventos menores nos setores em que a cidade é reconhecida. Nesses, já tem uma ‘brasinha’ para ‘assoprar’. Depois, esses setores ‘pivôs’ serão estimuladores de outros setores da economia”, enfatizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário