sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PROJETO APRENDIZ SAMURAI - UM ÓTIMO EXEMPLO PARA MANTER A CRIANÇADA NA ESCOLA



O objetivo do projeto, além de manter as crianças por mais tempo na escola, é usar o judô como ferramenta para possibilitar vivências importantes para o progresso do desenvolvimento psicomotor dos estudantes.

Aprendiz de Samurai

Em andamento desde 2013, o projeto contempla atualmente centenas de alunos da rede municipal ubatubense.

De acordo com os idealizadores, a ideia central é utilizar o recém-lançado filme Aprendiz de Samurai para introduzir nas escolas municipais um programa de aulas de Judô no contraturno.

Nascido em Ubatuba, o personagem principal  do filme em questão, Max Trombini (Milton Cesar Máximiano), teve uma infância semelhante a de muitos alunos das escolas municipais e deve servir de exemplo.

Judoca, ele batalhou, venceu na vida, tornou-se um dos principais técnicos da modalidade no Brasil e teve um longa-metragem inspirado em sua história.

Faixa preta da modalidade, Denilson Moraes Lourenço é um dos professores do projeto. Lourenço conta que muitas crianças inscritas no Aprendiz passam boa parte do dia na escola.

“Isso é muito importante e um dos nossos principais objetivos. Se a criança não está estudando, ela está praticando esporte. Ou seja, ela não está em casa sem fazer nada, ou na rua”, afirma o professor.

“Outro ponto fundamental é utilizar o esporte como ferramenta de promoção de valores, da disciplina e do respeito ao próximo”, completa Lourenço.

Gabriel Prado Souza, 9 anos, é um expoente do projeto e chama atenção dos professores, que acreditam no futuro do garoto como judoca.

“Gosto muito das aulas, dos professores e do Judô. Não falto nas aulas e acho que nunca vou parar de treinar”, diz Souza.

Mariana Velloso, 12 anos, é outra expoente e também chama atenção dos professores pela facilidade no aprendizado.

“Aqui eu aprendo disciplina e aprendo a usar minha força de uma forma positiva. Pretendo ser atleta e vou me dedicar muito para isso”, promete Mariana.

Mais Educação

Além do Aprendiz de Samurai, outras iniciativas do projeto Mais Educação do Governo Federal estão em andamento na cidade e contemplam pelo menos duas mil crianças.


Os destaque são o projeto Gibi e a Escola Futebol Rubens Sales, que também mantém centenas de estudantes por mais tempo na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário