Vamos escrever sobre a vida no campo, na praia, na montanha, esportes, trilhas, ciclovias, passeios a pé, turismo, cultura, beleza natural, receitas de comidas saborosas e saudáveis. VIDA BUENA da infância a melhor idade. Este Blog é uma ferramenta de comunicação entre os seguidores do Vida Buena. Este projeto tem o comando de Ronaldo Kotscho e Eliza Kotscho.
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Ópera La Bohème tem apresentação gratuita em Santos SP
Adaptação da famosa ópera La Bohème tem apresentação gratuita em Santos nesta quinta
A Secretaria de Estado da Cultura realiza a temporada 2012 do programa Ópera Curta, com apresentações gratuitas em 30 cidades do interior e do litoral de São Paulo. A montagem reduzida de La Bohème será exibida em Santos, no dia 30 de agosto, no Teatro Municipal Braz Cubas, às 20h30. As obras La Bohème, La Traviata e Carmem irão circular pelo estado de São Paulo até outubro.
O programa é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura desde 2009 com o objetivo de promover o conhecimento do que é ópera e difundir o gênero em todo o estado de São Paulo. Os espetáculos apresentados são baseados em óperas famosas, na literatura que lhes deu origem, no contexto histórico e sua relação com o pensamento contemporâneo.
A Ópera Curta possui uma dramaturgia própria, que inclui partes consideradas imprescindíveis das óperas convencionais, além da criação de novos personagens, que possam contar a história base do espetáculo original.
Tendo como inspiração a novela Scènes de la vie de bohème, de Henri Murger, a ópera La Bohème foi originalmente composta pelo italiano Giacomo Puccini. O espetáculo narra a história de artistas e pessoas comuns que conviviam nos subúrbios de Paris no final do século XIX. Os amigos Rodolfo, Marcelo, Schaunard, Colline e os amores dos dois primeiros, Mimi e Musetta, respectivamente, vivem relações conflitantes ao longo da trama.
Na adaptação de Cleber Papa, a Cia. Ópera Curta buscou acentuar os aspectos musicais e dramatúrgicos da ópera sem perder a essência da obra. La Bohème é transposta num cenário múltiplo que se transforma com a recombinação dos seus elementos, mantendo um período indefinido. Tempo é a tônica do espetáculo, que reforça a maneira como as pessoas atropelam suas vidas e se contradizem nos seus relacionamentos, seja por medo, covardia, insegurança ou desrespeito a si próprios.
As montagens adaptadas de Carmem e La Traviata também fazem parte do repertório do programa Ópera Curta. A programação completa está disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura (www.culturasp.gov.br).
A Cia. Ópera Curta, promovida pela Casa de Ópera, é a responsável pela execução dos espetáculos, que contam com direção e cenografia de Cleber Papa, direção artística de Rosana Caramaschi e direção musical do maestro Luís Gustavo Petri.
O Programa Ópera Curta é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura por meio do Instituto Pensarte – uma Organização Social de Cultura (OS).
La Bohème – Ficha Técnica
Concepção: Cleber Papa e Rosana Caramaschi
Direção, cenários e textos: Cleber Papa
Direção musical: Luís Gustavo Petri
Elenco
Rodolfo (tenor): Gilberto Chaves, Jean Nardoto
Marcelo (barítono): Leonardo Pace, Vinicius Atique
Mimi (soprano): Gabriella Rossi, Massami Ganev, Taís Bandeira
Musetta (soprano): Laryssa Alvarazi, Marina Considera
Benoit (ator): Alvise Camozzi, João Gyorgy
Garçom (ator): Mário Talarico
Músicos
Ulisses Nicolais (violino)
Rafael Andrade (piano)
Rossana Fonseca (cello)
Henrique Amado (flauta)
Márcio Gomes (pianista preparador)
Luz: Joyce Drummond
Figurinos: Simone Mina
Assistente de figurinos: Karina Sato
Equipe de figurinos: Claudia Neves, Marcelo Campos dos Santos, Nilda Dantas
Assistente de Produção: Vânia Almeida
La Bohème – a ópera contada e cantada
Data: 30 de agosto
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal Braz Cubas. Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.
Duração: 90 minutos
Classificação: recomendado para maiores de 14 anos
Entrada gratuita
Os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.
Fonte: Assessoria de imprensa - SEC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário