terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Atibaia celebra a cultura tradicional paulista



8º Revelando São Paulo Entre Serras e Águas apresenta manifestações culturais, artesanato e culinária do Estado de São Paulo


De 7 a 11 de janeiro, sons, cores e aromas tradicionais de municípios do interior do Estado de São Paulo ocupam o parque Edmundo Zanoni, em Atibaia, a cerca de 66 quilômetros da Capital Paulista.  Promovido pela Secretaria da Cultura do Estado e Prefeitura Municipal de Atibaia e realizado pela Abaçaí Cultura e Arte, o programa é uma verdadeira viagem para descobrir a identidade cultural e a culinária de São Paulo. 

Em sua oitava edição, o Revelando São Paulo Entre Serras e Águas apresenta, durante os cinco dias do evento, grupos de manifestações tradicionais, como Congadas e Moçambiques, Batuques, Folias de reis, Império do Divino, Cavalarias, Fandangos, Bonecões e Grupos de Violeiros, que ainda hoje mantém a tradição cultural em seus municípios. Além dos grupos paulistas, o Festival da Amizade apresenta manifestações culturais de diversos lugares do mundo que possuem representação em São Paulo. 

Além das atrações culturais, o público poderá saborear as delícias tradicionais das culinárias caipira, caiçara e tropeira, com seus aromas e sabores. Nos espaços culinários e Rancho Tropeiro, culinaristas do interior de São Paulo produzem  doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõem a mesa paulista. 

O artesanato também é destaque. Artesãos produzem  peças em barro, trançados em fibras e palha, esculturas em madeira e ferro, fuxicos, bordados e panos de prato,  através do ofício que aprenderam com seus pais e avós, mostrando as tradições de suas cidades de origem. 

O evento é gratuito e funcionará das 10h às 21h. Mais informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br. 

Serviço: 
VIII Revelando São Paulo – Entre Serras e Águas
Data: 07 a 11 de janeiro
Horário: das 10h às 21h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni
Endereço: Avenida Horácio Neto, 1030 – Atibaia
Estacionamento no local
 
Entrada franca 
Mais Informações: 
www.revelandosaopaulo.org.br 
www.facebook.com/revelandosaopaulo1

Fotos: Reinaldo Meneguim

Nenhum comentário:

Postar um comentário